IFSC participa da operação Portal D’Oeste do projeto Rondon

7. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Garopaba, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias

rondon_IFSC_2016_2Começou nesta semana e segue até 16 de julho a operação Portal D’Oeste do projeto Rondon, a primeira do ano com participação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Dez estudantes dos câmpus Araranguá, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Geraldo Werninghaus, Lages e São Miguel do Oeste já estão na região oeste de Santa Catarina. Além dos alunos,  o coordenador de extensão e estágio do Câmpus São Miguel do Oeste, Tomé de Pádua Frutuoso, também integra a operação. Durante dez dias, equipes de diversas instituições de ensino realizarão atividades com a comunidade dos municípios parceiros nas oito áreas da extensão universitária: educação; saúde; meio ambiente; direitos humanos e justiça; cultura; comunicação; trabalho; e tecnologia e produção.

O projeto Rondon busca somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, contribuindo para o desenvolvimento local sustentável e para a construção e promoção da cidadania. Em suas operações, o Rondon desenvolve ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública.

rondon_2016_IFSC_1Todos os anos, para viabilizar a participação de alunos do IFSC no Rondon, a Diretoria de Extensão do Instituto se une ao Núcleo Extensionista Rondon da Udesc (NER), que possui credenciamento no Ministério da Defesa. Para a operação Portal D’Oeste, o IFSC e a Udesc contam com parceria dos municípios vinculados às Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Concórdia, Seara e Xanxerê. Até 16 de julho, os municípios Alto Bela Vista, Arabutã, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Itá, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Presidente Castelo Branco, Seara e Xaxim recebem as equipes do NER, formada por integrantes da Udesc e de mais 12 universidades e instituições parceiras de Santa Catarina (IFSC, UFFS e UFSC), do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Paraná (IFPR), de São Paulo (Famema), do Rio de Janeiro (UFRJ e Unirio), do Distrito Federal (ESCS, Instituto Fazer e UnB) e de Roraima (UFRR).

Clique aqui para saber mais da operação.

Por Marcela Lin | Jornalista IFSC com informações da Assessoria de Comunicação da Udesc

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.