Cerfead promove oficina para servidores no Câmpus Canoinhas

27. julho 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Gestão de Pessoas, Matérias

oficina_cerfead_canoinhasO Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) realizou uma oficina, no Câmpus Canoinhas do IFSC, para capacitar docentes e técnicos-administrativos com orientações básicas para a oferta de cursos na modalidade a distância.

A atividade foi realizada nos dias 12 e 13 de julho, idealizada pela gestão do Câmpus e equipe docente da área de Tecnologias para Educação do Cerfead. A intenção com este tipo de ação nos câmpus é atuar no processo de sensibilização e introdução à educação a distância e atender necessidades locais, explorando aspectos específicos da modalidade que possam ser atendidos por meio de oficinas com apoio da plataforma Moodle, caracterizando uma proposta formativa contínua de curta duração.

No Câmpus Canoinhas, a oficina foi ministrada pela professora Gislene Miotto Catolino Raymundo, chefe do departamento de EaD, e pela professora Sabrina Bleicher, articuladora da equipe docente da área de Tecnologias para a Educação do Cerfead. Nos dois dias de visita, foram destacados aspectos legais relacionados à implantação da EaD nas unidades curriculares e nos cursos de diversos níveis e, de modo prático, tratou-se da aplicação de recursos e atividades que podem ser explorados por meio da plataforma Moodle.

Segundo as professoras, foi um encontro no qual prevaleceram a troca de informações e a valorização da educação a distância como uma modalidade estratégica para as formações futuras. Para os docentes e técnicos-administrativos do câmpus, o momento também foi avaliado como positivo e estratégico. O coordenador pedagógico do Câmpus, Rafael Mauricio Castanho, avaliou o curso de forma muito positiva e considerou que os temas abordados foram pertinentes à demanda específica do câmpus. “Quanto à metodologia, dinâmica e interação das professoras com a turma, só tenho elogios. Trabalhamos de uma forma leve, dialógica, com foco nas dúvidas e discussões envolvendo a realidade do Câmpus Canoinhas. Nossas expectativas quanto à consolidação da oferta de EaD e utilização da plataforma Moodle aqui no câmpus foram atingidas”, conclui Rafael.

Para o técnico em Agropecuária, Cleiton Arendartchuk, que também participou da oficina, o momento foi de muito aprendizado e expectativas futuras: “não sou da área pedagógica e os assuntos relevantes foram muito bem empregados. A parte legislativa dos dados da forma atualizada e contextualizada geram uma ótima fonte para referências. Espero que venha a ser uma ferramenta para alavancar a EaD de todos os cursos do IFSC Canoinhas”. A oficina ainda continua, com acompanhamento a distância pelo ambiente virtual.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.