Semana Tecnológica do Câmpus Criciúma debate empreendedorismo e inovação

4. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Eventos, Matérias

Uma semana para debater e aprender sobre tecnologia, empreendedorismo, mercado de trabalho e educação. Assim será a Semana Tecnológica do Câmpus Criciúma do IFSC. O evento acontece de 8 a 12 de agosto e é aberto ao público.

A Semana Tecnológica do Câmpus Criciúma sucede a Semana Tecnológica da Mecatrônica, realizada no ano passado. O objetivo é ampliar a abrangência da programação, que contará com palestras e minicursos relacionados a todas as áreas do câmpus: Mecatrônica, Eletrotécnica, Edificações e Química.

Participarão como palestrantes professores do IFSC e de outras instituições de ensino, de Santa Catarina e outros Estados. Representantes de empresas também darão sua contribuição falando sobre carreiras, inovação e empreendedorismo, entre outros temas.

“São palestrantes de alto nível e com grande experiência em suas áreas, tanto do meio empresarial, quanto do IFSC e das demais universidades, o que garante a qualidade e a diversidade do evento. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de conhecer opções no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, a comunidade externa poderá conhecer as possibilidades que o IFSC oferece”, destaca o professor Diego Fabre.

Programação

A programação começa na segunda-feira (8), às 16h, com a palestra do consultor Rafael Bianchini Glavam sobre o tema “Empreendedorismo em tempos de crise”. Às 20h, o professor do Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Raul Sidnei Wazlawick, dará uma palestra sobre inovação tecnológica.

Na quarta-feira, às 20h, haverá uma mesa redonda com o tema “A questão pedagógica na prática docente”, com as participações da técnica em assuntos educacionais Marisílvia dos Santos, da pedagoga Julia Lino Clasen e dos professores Lee Oliveira e Marcos Grams, todos do IFSC, além das professoras Marilane Cascaes da Rosa, da Unisul, e Maria Helena Meller Meller, da Unesc.

Também haverá palestras sobre inovação, empreendedorismo, carreira, tecnologia na educação, mulheres na ciência, automação residencial e construção civil, entre outros temas. Além das palestras, serão realizadas minicursos nos laboratórios do Câmpus Criciúma, dentro dos temas trabalhados pelas áreas de Química, Mecatrônica, Eletrotécnica e Edificações.

Para os minicursos, as inscrições deverão ser feitas no local do evento, com antecedência recomendada de 30 minutos. Para as palestras, não é necessária a realização de inscrição. Os participantes interessados em receber certificado deverão se cadastrar no site oficial e confirmar sua presença durante a realização das palestras.

A programação completa está no site do evento. Outras informações também estão disponíveis na página do evento no Facebook.

Apoio da Fapesc

A Semana Tecnológica do Câmpus Criciúma foi contemplada no Edital Proeventos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O Programa de Apoio a Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação (Proeventos) da Fapesc existe há cerca de 10 anos e viabiliza a realização de congressos, simpósios, conferências e outros eventos em instituições de ensino e pesquisa em todas as regiões de Santa Catarina. O projeto do Câmpus Criciúma teve como proponente o diretor-geral, Lucas Dominguini, com a participação dos professores Diego Fabre e Guilherme Schmidt.

“O apoio da Fapesc para viabilizar a realização da Semana Tecnológica é de fundamental importância, na medida em que, com este evento, o Câmpus Criciúma do IFSC atua no sentido de cumprir sua missão de formar cidadãos e profissionais de qualidade, difundir conhecimento e contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região sul de Santa Catarina”, afirma Dominguini.
Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC