Projeto de extensão do Câmpus Palhoça Bilíngue alia fotografia, teatro e solidariedade

5. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

programacao_foto_palhoca“Fotografia Social: um olhar sobre o outro” é o título de um projeto de extensão que tem a fotografia como instrumento articulador de diversas ações em prol do Asilo de Idosos Casa Santa Maria dos Anjos, instituição beneficente que acolhe cerca de 25 idosos em Palhoça.

A iniciativa reúne uma série de atividades, a serem realizadas nos meses de agosto e setembro, e abrange arrecadação de donativos para a instituição, oficinas de fotografia e teatro, além de uma palestra com renomados fotógrafos da região. Seu objetivo é a sensibilização e conscientização da comunidade em relação a questões sociais e de cidadania, além do aperfeiçoamento das técnicas fotográficas.

A arrecadação dos donativos acontecerá durante o mês de agosto no Câmpus Palhoça Bilíngue. Podem ser doados alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e farmacêuticos, como luvas cirúrgicas, soro fisiológico, absorventes e fraldas geriátricas, lenços umedecidos, entre outros. Já a palestra que compõe a programação será realizada em 13 de agosto, com os fotógrafos idealizadores do projeto “Varal da Trajano”, tradicional evento que acontece uma vez por mês no calçadão da rua Trajano, no centro de Florianópolis.

A oficina de fotografia terá início em 18 de agosto. Serão realizadas quatro aulas e duas saídas fotográficas com destino à Casa Santa Maria dos Anjos. Um dos objetivos é a realização de um acervo fotográfico dos residentes do asilo. Já o teatro terá início em 24 de agosto. Confira abaixo os dias e horários.

As inscrições para as oficinas acontecem até o dia 13 de agosto, no endereço aproex.extensaophb@gmail.com. Os interessados devem indicar na mensagem a atividade que desejam participar e aguardar a confirmação. Serão oferecidas 35 vagas para as oficinas, 20 para a fotografia e 15 para o teatro, as quais serão preenchidas de acordo com a ordem de envio do e-mail.

O término das atividades do projeto, no dia 14 de setembro, às 14h, será marcado por uma apresentação teatral do grupo participante da oficina, pela exposição das fotos produzidas durante as saídas fotográficas e pela entrega dos donativos à instituição.
O projeto de extensão é coordenado pelas professoras Adriana Somacal, Binca Antonio e Edimara Lucia Rupolo e conta com ainda com a colaboração de outros professores, técnico-administrativos e alunos bolsistas. “Queremos que os nossos alunos, em sua maioria jovens, interajam com os idosos da instituição de maneira efetiva, por isso escolhemos a fotografia, que é uma forma de expressão e registro bastante atrativa para todas as faixas etárias. Assim, espera-se estimulá-los ao desenvolvimento de um olhar sensível sobre o outro”, relatou Edimara.

Oficina de Fotografia (Câmpus Palhoça Bilíngue)
18/08 – 9h às 12h
23/08 – 9h às 12h
25/08 – 9h às 12h