Câmpus Garopaba faz parte de rede que promove observação de baleias por terra

9. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Garopaba, Matérias

O Câmpus Garopaba é um dos parceiros da Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TobTerra), que organizar roteiros que visam a promover a observação de baleias por terra, uma maneira menos invasiva e estressante para os animais, e o conhecimento sobre as trilhas ecológicas e as comunidades locais do Litoral Sul catarinense. O próximo está marcado para sábado, 13 de agosto, entre as praias da Barrinha e do Ouvidor, em Garopaba.

Quem não puder participar neste sábado terá mais uma oportunidade: o próximo roteiro será realizado em 20 de agosto, entre as praias do Rosa do Luz, em Imbituba. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até a próxima terça, dia 16, pelo e-mail redetobterra@gmail.com ou telefones (48) 9663-0311 e (51) 9885-8398, com Andrea Greff.

Os roteiros TobTerra integram três atrativos: receptivos culturais das comunidades de artesãos, da pesca artesanal e da agricultura familiar; trilhas ecológicas acompanhadas por condutores ambientais locais; e observação terrestre de baleias-francas. A abertura oficial da temporada 2016 foi em 30 de julho, com a trilha do Siriú, em Garopaba, na qual os participantes puderam apreciar e aprender sobre a vegetação de restinga em meio a paisagens de dunas, ilhas, lagoas, costões e praias paradisíacas. De acordo com Caroline Schio, coordenadora da rede TobTerra, o Litoral Sul “oferece mirantes naturais ideais para a observação de baleias por terra, a melhor forma de admirar nossas dóceis visitantes sem molestá-las”.

A Rede TobTerra é integrada por várias entidades e atores, incluindo condutores ambientais autônomos e associados do IFSC, Coletivo Taiá Terra, Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina (ADTC), Associação Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia, Desenvolvimento e Turismo Sustentável (AMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e projeto Gaia Village, além de ter apoio do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), por meio do projeto Rota da Baleia, e das prefeituras de Garopaba e de Imbituba. A representante do IFSC é a professora Juliani Brignol Walotek, do Câmpus Garopaba.

A programação detalhada, inscrições e informações para os próximos roteiros e demais atividades da Rede TobTerra temporada 2016 podem ser conferidas na página do TobTerra no Facebook ou pelo e-mail redetobterra@gmail.com.

Foto: Rede TobTerra

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC com informações da Rede TobTerra

Os comenários não estão permitidos.