Plano orienta ações de sustentabilidade

12. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

marca_siteHoje em dia está na moda ser sustentável. Mas muito além de modismo, a sustentabilidade envolve uma responsabilidade social e o cumprimento de normas legais. Ao longo dos últimos anos, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está implantando o programa IFSC Sustentável com o objetivo de propor e sistematizar a prática de ações que visem à redução do impacto ambiental dos processos institucionais e o desenvolvimento de uma cultura para a sustentabilidade. Para que o programa saísse do papel e se transformasse em ações foi criado o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) que direciona as ações e esforços a serem empreendidos na instituição.

O PLS conta com sete subprogramas relacionados aos seguintes temas: sensibilização, contratação, construções, qualidade de vida, consumo de energia, recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos. Cada um possui um objetivo específico e propostas de ações – sendo que várias já estão em andamento no IFSC e as demais devem ser iniciadas até o final deste ano.

composteira1O assessor de Projetos Especiais do IFSC, Érico de Ávila Madruga, e responsável pela gestão do programa IFSC Sustentável explica que o PLS foi construído de maneira coletiva pelos servidores dos câmpus e da Reitoria. “Este documento é resultado das iniciativas que vêm sendo executadas por todo o IFSC nos últimos anos e que embasaram as ações propostas”, conta.

A proposta do PLS é conscientizar servidores, alunos e a comunidade para que a instituição trabalhe para modificar desde a maneira como os prédios são construídos até a transformação dos recipientes em que cada um deposita seus resíduos. “O desafio do PLS e do programa IFSC Sustentável como um todo é tornar a sustentabilidade um valor de gestão. Embora já previsto no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, é preciso que todo gestor e servidor tenha isso em mente em suas decisões e ações e ajude a criar essa cultura nos nossos alunos”, destaca Érico.

O assessor do IFSC observa que o programa e o plano são indutores, mas é apenas o começo. “O maior desafio mesmo tem sido transformar as ações em rotinas. Alguns câmpus ainda entendem a sustentabilidade como ações eventuais de responsabilidade de uma comissão. Nos câmpus em que a sustentabilidade foi adotada como rotina de gestão, a diferença é marcante”, ressalta.

Por dentro do PLS

Conheça os subprogramas do Plano de Gestão de Logística Sustentável do IFSC:

1) Destino Certo
Objetivo: Efetuar o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no IFSC conforme legislação vigente.

2) Água na medida
Objetivo: Valorizar os recursos hídricos utilizados no IFSC

3) Racionalize sua energia
Objetivo: Racionalizar o consumo de energia

4) Ambientes + Saudáveis
Objetivo: Adequar as instalações existentes, criar novos espaços e promover atividades físicas e de integração, visando a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

5) Construções + Limpas
Objetivo: Adotar critérios sustentáveis nas contratações de obras e serviços de engenharia

6) Contratações Inteligentes
Objetivo: Adotar critérios de sustentabilidade nas aquisições de materiais e contratações de serviços.

7) Saber +
Objetivo: Capacitar e sensibilizar a comunidade interna para temas de relevância quanto à logística sustentável.
Saiba mais: clique aqui

O documento com o PLS na íntegra pode ser acessado aqui.

Questão legal

A elaboração de um Plano de Gestão de Logística Sustentável é uma obrigatoriedade legal estabelecida pelo decreto nº 7.746/2010. Em 2012, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou a Instrução Normativa nº 10 que estabeleceu as regras para elaboração de tais planos. “Entendemos que, mais do que uma questão de cumprir a legislação, temos um compromisso enquanto instituição, tanto que a sustentabilidade – pautada pela responsabilidade social e ambiental – é um dos valores que estabelecemos no nosso PDI”, enfatiza Érico.

No IFSC, o plano foi desenvolvido em 2014 trazendo ações para o biênio 2015-2016. A demora se deu pelo complexidade de desenvolver um projeto participativo em uma estrutura descentralizada envolvendo 22 câmpus. “Havia um modelo sugerido, mas tivemos que discutir e elaborar com mais calma e qualidade. Como comissão, entendemos que era necessário um documento com qualidade que realmente virasse ferramenta de gestão e não um documento de gaveta”, explica Felipe Cintra, atual diretor de comunicação e coordenador do programa IFSC Sustentável na época da estruturação.

Sobre o andamento do PLS, Érico esclarece que todos os câmpus já iniciaram alguma ação . “Temos ainda restrições orçamentárias que dificultam a operacionalização de algumas acões, mas também temos que pensar que é uma mudança de cultura acima de tudo”, pondera.

O próximo plano 2017-2018 já está sendo pensado. “Estamos nos baseando no que tem dado certo e no que precisa ser aprimorado para não partir do zero nem desconsiderarmos a experiência das comissões”, afirma o assessor. De acordo com ele, a ideia é que a proposta seja discutida com os câmpus, com os chefes de administração e depois com os diretores-gerais por meio do Colégio de Dirigentes. “Provavelmente, será um plano menor, com menos ações, mas mais aderente à gestão e ao dia a dia do servidor”, antecipa. Outro provável aprimoramento será a inclusão de mais ações com foco social, trabalhando efetivamente o tripé da sustentabilidade: econômico, ambiental e social.

Se você tem uma boa ideia de prática sustentável que possa ser adotada pelo IFSC ou que já está sendo feita no seu câmpus ou na Reitoria, encaminhe e-mail para sustentabilidade@ifsc.edu.br.

-> Sobre o IFSC Sustentável: entenda melhor o programa
-> Minuto da Sustentabilidade: Assista à reportagens da IFSCTV sobre ações desenvolvidas no IFSC

Por Marcela Lin | Jornalista IFSC

Tags: , , ,