Câmpus Geraldo Werninghaus tem primeira turma só de mulheres

19. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

Mulheres_Sim_1O Câmpus Geraldo Werninghaus realizou na tarde dessa quarta-feira, dia 17, a aula inaugural do Programa Mulheres Sim, que é destinado a mulheres com baixa escolaridade e em situação de vulnerabilidade social. O programa oferece formação e busca a inserção dessas mulheres na sociedade e as aulas ocorrerão em parceria com o Espaço Mulher, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

O programa Mulheres Sim é divido em três projetos distintos. O primeiro é o curso de qualificação profissional em Educação e Gênero, com carga horária de 96 horas. O segundo projeto compreende a realização da Feira de Economia Solidária, na qual as alunas vão expor e comercializar o que produziram durante o curso e deve ocorrer em outubro. A terceira etapa será um ciclo de oficinas, com palestras de diversos assuntos e que ocorrerão ao longo do segundo semestre de 2016.

Para a coordenadora do Espaço Mulher, Luciane Meyer, a parceria com o Instituto Federal é uma oportunidade de oferecer conhecimento e qualidade de vida a essas mulheres. “Esses são os objetivos do Mulheres Sim e os nossos também. Mostrar o valor que elas têm e que elas podem adquirir muito mais conhecimentos e aplicar isso em suas vidas”, afirma.

Mulheres_Sim_3Segundo Luciane, a maioria do público que está participando do Mulheres Sim já frequenta o Espaço Mulher e é bastante diversificado, contando com mulheres de diferentes idades, classes sociais e níveis de escolaridade. “Algumas mulheres cursaram o ensino médio, outras chagaram só até a quarta série”, exemplifica.

Aproximadamente 30 mulheres estão matriculadas do programa. Entre elas está a dona de casa Dirce Nunes, que estava animada com o início das aulas. “Minha expectativa é adquirir novos conhecimentos, conhecer novas pessoas e trocar experiências”, conta.

Mulheres_Sim_2Segundo a assistente social do Câmpus Geraldo Wertninghaus e coordenadora do Mulheres Sim, Nadja Margotti Mendonça, a oferta desse curso era um desejo antigo e que agora está sendo realizado. “A gente sempre teve o desejo de ofertar o Programa Mulheres Sim, mas que devido à falta de profissionais para dar as aulas de artesanato e trabalhos manuais, que são a parte de geração de renda do programa, a gente não conseguia oferecer”, explica.

Mulheres_Sim_4A parceria com o Espaço Mulher supriu essa carência de profissionais, além de aproximar o programa do seu público. “As aulas serão ministradas no Espaço Mulher, onde já existem salas específicas e material para trabalhos com artesanato”, acrescenta Nadja. Aos servidores do IFSC caberá ministrar os conteúdos relacionados às unidades de Informática, Ética, Cidadania, Contextualização de Mundo, Saúde da Mulher, Vivências Matemáticas e Comunicação.

Durante a aula inaugural também foram realizadas as apresentações dos professores e das alunas, além de um momento de integração e dinâmicas de grupo. Ao final do encontro foi oferecido um lanche às novas alunas do câmpus.


Por Comunicação Câmpus Jaraguá do Sul – Rau

 

Tags:

Os comenários não estão permitidos.