Projeto alia música e inglês no Câmpus Araranguá

23. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

picturePara quem estuda inglês, a música é uma mão na roda. Não à toa, os professores costumam utilizá-la em sala de aula. No Câmpus Araranguá do IFSC, essa ideia está indo um pouco além: os alunos estão usando a internet para aprender inglês com música e, agora, vão levar aos palcos esta forma divertida de aprender.

A iniciativa é da professora Nayara Salbego, que leciona Inglês para os cursos técnicos integrados do Câmpus Araranguá. Em julho, ela criou o projeto Picture a Song, uma página no Facebook em que seus alunos publicam vídeos ilustrados com imagens e a letra da música. A ideia cresceu e vai sair do mundo virtual para ganhar os palcos da vida real: no dia 6 de setembro, alunos, servidores e convidados especiais vão participar de um verdadeiro “show de calouros” para praticar o inglês.

O evento English & Music é organizado por Nayara e pelo professor Emerson Serafim. A partir das 13h30, acontecerão no palco do auditório do IFSC apresentações, jogos musicais com direito a premiação e apresentações dos trabalhos do projeto Picture a Song. Interessados em realizar uma apresentação musical devem se inscrever até o dia 1º de setembro. Clique aqui para preencher o formulário de inscrição.

“Esse tipo de trabalho agrega conhecimento, criatividade, diversão e entretenimento. Para aprendizagem de línguas, é importante se sentir feliz ao aprender, pois isso diminui o filtro afetivo e aumenta a probabilidade de aprendizagem”, explica a professora Nayara.

A página do Picture a Song no Facebook já conta com 11 vídeos. As músicas são ilustradas pelos alunos com imagens e com a letra em inglês. Segundo a professora, são vários os fatores que auxiliam o aluno no aprendizado de idiomas.

“Para quem aprende de forma mais visual, é mais fácil memorizar palavras através de imagens. Em segundo lugar, o vocabulário e as expressões estudadas para a elaboração dos vídeos estão contextualizadas na letra da música, o que reforça a probabilidade de aprendizagem. Finalmente, os alunos amam música e têm a possibilidade de entender melhor o que escutam”, afirma.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

Tags: , ,