Representante da Setec participa de aula no barco escola do Câmpus Itajaí

24. agosto 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Governo Federal, Matérias

Um dos coordenadores da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), esteve em Itajaí na segunda e terça (22 e 23) para conhecer a infraestrutura do IFSC. Edmar Moraes é coordenador nacional do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (Nepi) da Setec. Além de visitar laboratórios, ele participou de uma aula no barco escola “Aprendendo com o Mar” e de um encontro com entidades representantes do setor da pesca.

“O barco-escola faz uma revolução na forma de se ensinar e contribui para criar uma mentalidade marítima. No Brasil, são mais de 8,5 mil km de costa e isso representa uma imensa riqueza ainda pouco explorada e que pode ajudar a gerar um grande aumento no PIB [Produto Interno Bruto]. Nós estamos trabalhando para viabilizar a construção do Centro de Referência de Navegação e Pesca Marítima do IFSC (CNPMar) em Itajaí e estamos buscando fontes de fomento. O espaço será um importante centro de formação para atender a demanda do Brasil e da América Latina”, afirma.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, também participou da aula no barco escola. “É um grande orgulho para nós poder apresentar para representantes da Setec um pouco do que é realizado no IFSC. Contamos com o apoio da secretaria para avançar em mais projetos para esta área.”

O diretor-geral do Câmpus Itajaí, Carlos Alberto Souza, acompanhou o grupo durante a aula e falou da importância da vinda do representante da Setec e da reitora para a cidade. “Há cerca de um ano, iniciamos nossas atividades na sede do câmpus e ainda há muito o que fazer. A presença da reitora e do representante da Setec fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido e contribui para que sejam viabilizados novos projetos.”

Após a aula no barco escola, o representante da Setec participou de uma reunião com representantes do setor da pesca no Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca e Região (Sindipi). Participaram do encontro o presidente do Sindipi, José Neves, o secretário da pesca de Itajaí, Agostinho Peruzzo, o secretário da pesca de Bombinhas, Valdinei Miguel e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), Eros Martins.

Durante a reunião, Moraes falou sobre o investimento que vem sendo feito pelo Ministério da Educação para ampliação dos cursos do eixo da pesca. “Até 2006, nós tínhamos seis cursos no Brasil na área de pesca, aquicultura, construção naval, portos e navegação nos institutos federais. Em 2011, quando foi feito o último levantamento, eram mais de 85, sendo que foram abertas mais de 600 novos códigos de vagas para professores nessas áreas.”

Por Beatrice Gonçalves | Jornalista IFSC

Os comenários não estão permitidos.