Setec lança concurso para aprimoramento da educação profissional e tecnológica

9. setembro 2016 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) publicou o edital 52/2016, que é referente ao Projeto Desafio da Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo é promover uma campanha nacional para aprimorar a Educação Profissional e Tecnológica estimulando a sociedade a enviar propostas de ações inovadoras e compartilhar experiências exitosas de implementação de ações.

Qualquer pessoa pode participar do projeto, para isso deve se cadastrar no site (www.desafiodaeducacao.mec.gov.br) Após a validação da inscrição será permitido ao participante indicar, a critério próprio para fins de premiação, um curso técnico ou de graduação de Instituto Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ou de Universidade Federal, ou uma escola pública estadual ou municipal de sua preferência, de modo a possibilitar a participação destes na disputa.

Os interessados podem enviar propostas para dez temas diferentes. Os prazos para envio de propostas variam de acordo com o tema, uma vez que eles foram divididos em três rodadas de apresentação:

1ª Rodada – das 14h do dia 27 de junho às 16 h do dia 27 de setembro
I – Construir mecanismos de integração entre o ensino médio e o ensino técnico e profissional;
II – Encorajar o acesso, permanência e êxito de estudantes na educação profissional e tecnológica para inclusão socioprodutiva;
III – Aprimorar a formação de professores e gestores do ensino profissional e tecnológico.

2ª Rodada – das 14h do dia 25 de agosto às 16h do dia 25 de novembro

IV – Engajar o setor produtivo com a educação profissional e tecnológica;

V – Construir currículos de cursos alinhados às necessidades do mundo de trabalho;

VI – Fortalecer o sistema de ensino profissional e tecnológico a distância.

3ª Rodada – das 14h do dia 23 de janeiro de 2017 às 16 horas do dia 24 de abril de 2017

VII – Impulsionar a captação e aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de inovações tecnológicas para aprimoramento do ensino;

VIII – Desenvolver métodos de avaliação de ensino e aprendizagem para a educação profissional e tecnológica;

IV – Construir estratégias de formação inovadoras que compatibilizem a formação cidadã com a inserção profissional do trabalhador;

X – Construir práticas pedagógicas inovadoras em educação profissional e tecnológica.

Os autores das melhores propostas de cada tema receberão como premiação R$ 2 mil. Haverá premiação, também, para os três projetos que mais pontuarem somadas as rodadas 1 e 2. As escolas públicas, municipais e estaduais, assim como os cursos de Institutos Federais e Universidades escolhidos pelos vencedores também serão premiadas. Mais informações e critérios de pontuação podem ser obtidas no edital do projeto, clicando aqui.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC | Com informações da Setec