Câmpus Gaspar é destaque em Feira Regional de Matemática

13. setembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

Como relacionar a Matemática com o nosso dia a dia ou mesmo trabalhá-la de forma interdisciplinar? Os alunos do Câmpus Gaspar mostram que é possível pensar na disciplina em conjunto com Português, Metodologia Científica e Robótica. Eles apresentaram o resultado de trabalhos interdisciplinares na 32ª Feira Regional de Matemática, realizada no último dia 31 em Blumenau, e receberam menção honrosa. O Câmpus Gaspar foi eleito uma das instituições destaques do evento.

Os alunos da segunda fase do técnico integrado em Informática apresentaram dois trabalhos em que relacionam a Matemática a jogos de programação e à robótica. Em uma das pesquisas, eles utilizam o programa “Scratch”, desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), para criar jogos que exploram os conceitos matemáticos como um jogo da tabuada, em que o jogador deve efetuar cálculos de multiplicação, um jogo de sequências, em que se deve aplicar conceitos de paridade e sequências numéricas, e um jogo de expressões numéricas, em que é preciso usar a regra de sinais. “O interessante foi observar que as apresentações envolveram toda a turma e que eles se sentiram motivados a participar. Inclusive, já estão pensando em qual projeto irão apresentar no ano que vem quando a Feira Regional de Matemática será realizada no Câmpus Gaspar”, afirma a professora de Matemática do Câmpus Gaspar, Graça Sabadin.

Outro trabalho apresentado foi o de robótica educacional em que os alunos precisam aprender a programar um robô. Nesse caso, o desafio era fazer com que o robô percorresse de forma autônoma uma série de pontos em um plano cartesiano. A proposta era trabalhar conceitos como eixos, abscissas e ordenadas.

O acadêmico do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Osvaldo Jeronymo Neto, apresentou a pesquisa que desenvolveu sobre educação financeira e possibilidades de investimentos. Ele desenvolveu um site para orientar os consumidores sobre formas de investimento. O trabalho foi desenvolvido a partir das disciplinas de Matemática, Português e Metodologia Científica e da orientação dos professores do Câmpus Gaspar, Eduardo Rafael, Bárbara Sabino e Caroline Reis.

Por Beatrice Gonçalves | Jornalista IFSC