IFSC comemora 107 anos de criação

23. setembro 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos

O Instituto Federal de Santa Catarina comemora 107 anos de criação nesta sexta-feira (23). A data marca a publicação do Decreto 7.566. de 23 de setembro de 1909, que criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices em todo o País, incluindo uma em Florianópolis, que hoje é o IFSC. O autor do decreto foi o presidente Nilo Peçanha, considerado patrono da educação profissional no Brasil.

No início, a instituição oferecia, além do ensino primário, formação em desenho, oficinas de tipografia, encadernação e pautação, cursos de carpintaria da ribeira, escultura e mecânica. Desde o começo, a atuação da escola já se voltava para atender as demandas do setor produtivo e da comunidade.

Em 1937, por meio da Lei nº 378, a instituição mudou de nome e status, passando a chamar-se Liceu Industrial de Florianópolis. Cinco anos mais tarde (Decreto-lei nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942), transformou-se em Escola Industrial de Florianópolis. Com isso, começou a oferecer cursos industriais básicos e cursos de mestria. A nomenclatura mudou novamente em 1965, passando para Escola Industrial Federal de Santa Catarina.

A partir de 1968, a instituição tornou-se Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF-SC). Naquela época, começou o processo de extinção gradativa do curso ginasial, por meio da supressão da matrícula de novos alunos na primeira série. O objetivo era especializar a escola em cursos técnicos de segundo grau (atual ensino médio) – o que passou a ocorrer a partir de 1971, após a edição da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971.

Em 2002, em função de uma lei federal que transformou todas as Escolas Técnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica, a ETF-SC passou a ser Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC), oferecendo cursos superiores de tecnologia e de pós-graduação lato sensu (especialização).

Em março de 2008, uma votação que envolveu professores, servidores técnico-administrativos e estudantes do então CEFET-SC aprovou a transformação da instituição em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A mudança ocorreu em 29 de dezembro de 2008, por meio da Lei 11.892.

boloPara comemorar a data, o Câmpus Florianópolis, o mais antigo, serviu bolo (feito por alunos do Câmpus Florianópolis-Continente) para mil pessoas, além de fazer homenagens à professora Soni de Carvalho (1951-2015), diretora-geral da ETFSC entre 1994 e 1998, e aos servidores do câmpus que se aposentaram desde 2014

As XI Olimpíadas do Câmpus Florianópolis, iniciadas na segunda-feira (19), também integraram as comemorações de aniversário. Para saber mais sobre a história do Câmpus Florianópolis, visite a linha do tempo elaborada pelo câmpus.

Vinte e três de setembro também é o Dia do Profissional de Nível Técnico, instituído em 2009.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC