Especialistas debatem educação inclusiva com servidores do Câmpus Criciúma

29. setembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Gestão de Pessoas, Matérias


O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Câmpus Criciúma do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) promoveu nesta quarta (28) uma atividade de formação com técnicos e docentes. Especialistas trouxeram suas experiências sobre educação inclusiva e debateram com servidores os desafios das instituições de ensino no atendimento adequado a estudantes com necessidades especiais.

O psicólogo João Luiz Brunel, que é mestre em Educação, professor do departamento de Psicologia da Unesc e atua com saúde mental no município de Içara, defendeu que as instituições de ensino façam diagnóstico correto e formulem planos educacionais que atendam as necessidades dos alunos. “É importante que haja um projeto educacional individualizado, que leve em conta as características do aluno e valorize suas habilidades”, destacou. 

Já a orientadora educacional Andreia Colares, chefe do Departamento de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSul, falou sobre a Política de Inclusão e Acessibilidade implementada pela instituição. “A inclusão se dá pela transversalidade, com a educação dialogando com a saúde, com as escolas, com as redes de assistência. Assim, vamos nos fortalecendo”, disse Andreia.

O Napne vem realizando diversas atividades de conscientização e debates sobre o tema junto aos servidores do Câmpus Criciúma. Em maio deste ano, o núcleo trouxe ao Câmpus Criciúma a psicóloga Karla Garcia Luz, servidora do Câmpus Urupema do IFSC, que abordou com os alunos a luta por direitos das pessoas com deficiência.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

Os comenários não estão permitidos.