IFSC ofertará primeiro mestrado profissional em Geociências do Brasil

6. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Garopaba, Câmpus Itajaí, Matérias

reuniao-mestradoAs inscrições dos processos seletivos para cursos do IFSC vão até 3 de novembro. São vagas para cursos técnicos, superiores e de pós-graduação. Uma das novidades para este ano é o Mestrado Profissional em Clima e Ambiente, o terceiro curso dessa natureza a ser ofertado pelo IFSC. Ele reunirá pesquisadores e professores dos câmpus Florianópolis, Itajaí e Garopaba e ofertará 15 vagas. A seleção será por análise curricular.

Em reunião realizada na Reitoria do IFSC ontem (5), a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi), representantes dos câmpus envolvidos e professores do curso marcaram o início das atividades do programa, que teve sua aprovação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no segundo semestre de 2015. Na reunião, além de discussão de questões administrativas relacionadas as ações iniciais do programa, também foram eleitos coordenador e vice-coordenador, os professores Luis Antônio de Oliveira Proença (Câmpus Itajaí) e Michel Nobre Muza (Câmpus Florianópolis), respectivamente.

“Esse programa é pioneiro por natureza. Além de ser o nosso primeiro ofertado de forma multicâmpus, é também o primeiro mestrado profissional da área básica da Capes de Geociências. O processo seletivo já está em andamento e o programado é iniciarmos as atividades letivas em fevereiro de 2017 com uma aula inaugural”, comenta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Clodoaldo Machado. O curso terá aulas às quintas e sextas-feiras e seu primeiro trimestre será ministrado no Câmpus Florianópolis. Também haverá aulas em Itajaí.

O Curso

reuniao-mestrado-2As áreas de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Clima e Ambiente são Processos Climáticos e Ecossistemas Costeiros. A linha de pesquisa é Climatologia e Recursos Naturais Costeiros. O objetivo principal do curso é formar profissionais qualificados para compreender os processos climáticos e interpretar as múltiplas relações entre o clima, os ecossistemas costeiros e seus recursos naturais, sejam bióticos ou abióticos. O profissional egresso do curso estará apto a abordar os recursos naturais costeiros de forma a contribuir para minimizar os impactos negativos e maximizar os positivos causados por alterações ambientais e variações climáticas de curto, médio e longo prazos.

Público-alvo

Profissionais graduados em áreas de concentração afim à geociências, além de outras áreas correlatas, como Biologia Marinha, Ecologia, Cursos de Tecnologia, Ciências da Natureza, Agronomia e Engenharia Ambiental formam o público-alvo do curso. O foco será dado preferencialmente ao aluno já inserido no mercado de trabalho que traz demandas para soluções de problemas práticos encontrados no dia a dia do exercício profissional.

Inscrições abertas

O curso está com inscrições abertas até o próximo dia 3 de novembro e é inteiramente gratuito. Para se inscrever, o interessado deve acessar o Portal do Ingresso do IFSC. Mais informações podem ser obtidas no edital.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC

Os comenários não estão permitidos.