Projeto FalaIFSC reuniu candidatos a prefeito de Lages

6. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

Fala IFSCNa última quinta-feira (22), o Câmpus Lages do IFSC recebeu o candidato a prefeito de Lages Antônio Ceron (DEM). Ele veio participar do Projeto FalaIFSC: Eleições Municipais em Debate que tinha o intuito de trazer os candidatos para uma conversa com a comunidade acadêmica para apresentar suas propostas para as próximas eleições. Essa foi a terceira atividade, que é apoiada pelo Edital Aproex 02, e já havia recebido os outros dois candidatos: Marcius Machado (PR) e Roberto Amaral (PSDB) em 12 e 19 de setembro, respectivamente.

A ideia do Fala, IFSC era aproximar os estudantes do debate político, não ficando apenas na apresentação e conversa com os candidatos, mas proporcionando um espaço de conscientização sobre a importância da política na vida das pessoas, principalmente dos jovens. Para isso, o projeto iniciou com uma palestra com o Chefe de Cartório da 093ª Zona Eleitoral, Marcos César da Costa Duarte, com o tema “O Processo Eleitoral e Cidadania”. Na ocasião, foi abordado como se estabelece o processo eleitoral, a conquista e a importância do voto e também foram sanadas dúvidas dos alunos como o destino dos votos brancos e nulos, o porquê da obrigatoriedade do voto entre outras questões.

Fala IFSC1“Já antes da palestra e das atividades com os candidatos inserimos a temática política e cidadania nas salas de aula como tema transversal, por meio de debates e diálogos. Algumas turmas pesquisaram as propostas de governo e a carreira política dos candidatos com o intuito de elaborarem perguntas contextualizadas e fundamentadas para serem feitas durante as visitas dos candidatos”, esclarece a professora Luciane Bittencourt de Oliveira, uma das organizadoras do projeto.

Metodologia dos encontros

Cada encontro com os candidatos teve a seguinte metodologia: apresentação de 15 minutos, depois 45 minutos de perguntas dos alunos previamente construídas em sala para o candidato sobre os temas Saúde, Finanças da Prefeitura, Segurança Pública, Educação, Inclusão Social e Corrupção. Os 30 minutos finais eram marcados por perguntas que poderiam ser feitas pelo público presente no auditório.

Fala IFSC Marcius“Os professores envolvidos no projeto realizaram discussões nas turmas e a percepção dos estudantes foi de que as ações realizadas foram de grande valia na conscientização política e decisão de voto”, completa Luciane.

Fala IFSC Amaral“Foi muito interessante essa aproximação dos candidatos com o câmpus e, em consequência, com a comunidade de Lages. Podemos conhecer melhor todos os candidatos, bem como suas intenções e o seu plano de gestão para o município, dessa forma, essa atividade contribuiu significativamente para ambos os lados, pois os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias e a comunidade de conhecer melhor os nossos futuros representantes”, comenta a aluna Juliana Aparecida Souza, do terceiro módulo do Técnico em Biotecnologia.

Fala IFSC CeronFala IFSC3O idealizador do projeto, professor Silmar Primieri, destaca que a atividade atingiu seu objetivo. “Acredito que sim. Percebemos boa participação dos alunos durante o evento e nas discussões em sala de aula. Além disso, as conversas nos corredores entre os alunos e servidores eram constantes nos dias que recebíamos os candidatos. Por fim, creio que essa série de entrevistas ajudou a comunidade acadêmica a decidir seu voto, além de despertar a necessidade do engajamento nessas questões”, esclarece.

O Projeto contou também com a participação dos servidores Evelise Faraco, Paula Clarice Grazziotin, Simone Dulz e Rafael Xavier dos Passos.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC