IFSC e instituição do Paraguai assinam carta de intenção

7. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

O Câmpus Florianópolis recebeu, na última semana de setembro, uma comitiva de alunos, pais e professores do Colégio Técnico Nacional da Capital, do Paraguai. Durante a visita, foi assinada a Carta de Intenção entre o IFSC e o Colégio para fortalecer os laços entre as duas instituições e, assim, levar futuramente ao estabelecimento de um ou mais acordos de parceria para fins de intercâmbio, cooperação universitária ou interesses de pesquisa.

A comitiva era composta de 50 pessoas, sendo 41 estudantes dos cursos técnicos em Automotriz, Construção Civil, Eletromecânica, Eletrônica e Química, cinco professores (entre eles o diretor do Colégio, Alcides Hosffmeister), três mães e um pai de estudantes.

“Além da interação e integração entre os estudantes paraguaios e nossos estudantes, esta visita possibilitou conhecer melhor nossa infraestrutura e nossos processos didático-pedagógicos. Os estudantes e professores ficaram três dias, divididos conforme a área do conhecimento nos nossos cursos técnicos integrados. Os respectivos coordenadores apresentaram a dinâmica de cada curso e os estudantes paraguaios tiveram aulas práticas junto com as turmas regulares”, explica o assessor de Relações Externas do Câmpus Florianópolis, Mauricio Gariba Junior.

Para Gariba, a visita foi extremamente positiva. “Foi a primeira visita de um colégio técnico paraguaio a uma instituição brasileira. Este contato e assinatura do Memorando de Intenções vai permitir um maior intercâmbio na área de ensino: eles têm interesse na capacitação de seus docentes e há possibilidade de enviarmos e recebermos estudantes e docentes, para a troca de conhecimento, tanto na pesquisa quanto na área cultural”. De acordo com o assessor, com a revisão, por parte do governo, de programas como Ciência sem Fronteiras, o IFSC, e em especial o Câmpus Florianópolis, necessita de uma aproximação com as instituições que compõem o Mercosul. A assessoria já está planejando uma visita de uma comitiva do Câmpus Florianópolis ao colégio de Assunção, capital do Paraguai.

Após a assinatura da carta de intenções, o memorando foi entregue à Assessoria de Relações Internacionais e Estratégicas, na Reitoria, para análise e assinatura da reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider. Após esta assinatura o documento será validado pelo Ministério da Educação e Cultura do Paraguai, formalizando assim, a parceria entre estas duas instituições.

Por Sabrina Brognoli D’Aquino | Jornalista IFSC

Os comenários não estão permitidos.