Alunos do Câmpus Chapecó participam de oficina sobre a produção de fármacos

14. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

quimica-aspirina1O módulo III do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participou na tarde do dia 06 de outubro de uma oficina sobre a produção de fármacos. A atividade fez parte da Oficina de Integração III, que este semestre tem como tema “O processo de liberação de fármacos versus o apelo popular”. Na oficina os alunos puderam conhecer, na prática, as etapas necessárias para a síntese do ácido acetilsalicílico – a aspirina.

A aluna Vitorya Cristyna Baldez, 16 anos, relata que a sensação de ver e participar do processo de produção da aspirina foi uma oportunidade e tanto: “Para mim poder fazer o medicamento ‘na hora’ foi uma oportunidade única, da qual não imaginava que iria ter durante o ensino médio. Foi muito bom estar presente e participar do processo.” Além disso, para Vitorya, o processo de produção da aspirina foi relativamente simples e de fácil compreensão. “Sem visualizar as etapas de produção, geralmente pensamos que é complicado sintetizar um medicamento conhecido, mas durante a oficina percebi que nem sempre é assim, eu não tinha ideia de como seria a produção.”

quimica-aspirina2Após a obtenção e isolamento da aspirina, foi realizado um ensaio com cloreto de ferro (III), visando confirmar a ausência do ácido salicílico, um dos reagentes utilizados na reação química. “Em complemento a este ensaio, será realizada a medida do ponto de fusão da aspirina produzida e um ensaio para identificar a presença de amido em comprimidos comerciais”, comenta o professor de Química Fabio Machado da Silva.

Mais informações sobre a aspirina no site do Conselho Regional de Química: clique aqui.

Por Comunicação Câmpus Chapecó