Dois câmpus são ocupados por estudantes esta semana

21. outubro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Matérias

Dois câmpus do Instituto Federal de Santa Catarina foram ocupados esta semana. Em Chapecó e Araranguá, grupos de estudantes estão organizados com cartazes e promovendo atividades em manifesto pela educação pública, contra a PEC 241 e as propostas de reforma do Ensino Médio. As manifestações estão sendo acompanhadas pelas direções-gerais dos câmpus.

No Câmpus Araranguá, um grupo de alunos dos cursos técnicos e de graduação iniciaram uma ocupação no começo da noite de quarta-feira (19). As atividades do câmpus não foram prejudicadas. Entre quarta e quinta, o Câmpus Araranguá sediou o 5º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (Sict-Sul) e os alunos realizaram debates sobre a mobilização nos intervalos das atividades. Nesta sexta, estão sendo realizados os jogos de integração do Câmpus. Após a realização desses dois eventos as aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira na segunda-feira (24).

No Câmpus Chapecó, a ocupação começou na tarde de quinta-feira (20). A decisão foi tomada em uma Assembleia Geral, realizada pelo Grêmio Estudantil do câmpus, que representa os estudantes do Ensino Médio e dos cursos técnicos. A direção-geral foi informada da ocupação pelos líderes do Grêmio Estudantil. No câmpus, houve a suspensão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e o cancelamento das aulas dos cursos técnicos e do Ensino Médio, pois são representados pelo Grêmio Estudantil. Já o curso superior de Engenharia de Controle e Automação segue com aulas normalmente. O curso, que é representado pelo Centro Acadêmico, realizará uma assembleia com os estudantes na próxima segunda-feira.

As aulas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e os serviços administrativos seguem normalmente.

Para conferir o posicionamento oficial do Grêmio Estudantil de Chapecó, clique aqui.

Em nota, o Instituto Federal de Santa Catarina se posiciona acerca das ocupações:

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) esclarece seu posicionamento de respeito à ocupação promovida por alunos dos câmpus Araranguá e Chapecó. Reconhece a relevância das principais pautas que motivam o movimento: a PEC 241, que congela o orçamento da educação pública por 20 anos, bem como a Medida Provisória 746, que altera o Ensino Médio e que também gera alterações no funcionamento institucional.

O IFSC esclarece, ainda, que a ocupação é de livre iniciativa dos estudantes, assim como já vem acontecendo em outros institutos federais por todo o País. Neste sentido, entende o movimento como legítimo, pacífico e uma demonstração de cidadania por parte dos alunos. A Instituição está acompanhando de perto o movimento e em constante diálogo com os estudantes por meio das direções gerais dos câmpus.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC