Abertas as inscrições para o I Prêmio IFSC de Literatura

3. novembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Cotidiano, Matérias

Até o dia 20 de novembro estão abertas as inscrições para o I Prêmio IFSC de Literatura, que vai selecionar até 60 textos – entre contos, crônicas e poesias – escritos por pessoas que moram em Santa Catarina. Para participar é necessário acessar o site premioifsc.blogspot.com.br e enviar a obra literária, que pode ter até mil caracteres e até 25 linhas. Os trabalhos selecionados serão publicados numa coletânea e distribuídos para escolas e bibliotecas públicas da região de Jaraguá do Sul e também para as bibliotecas do Instituto Federal em 20 cidades catarinenses.

Segundo o organizador do Prêmio e servidor do Câmpus Geraldo Werninghaus, Rodrigo Domit, o objetivo é oferecer à comunidade acadêmica e local uma oportunidade de expressão e produção artística e cultural. “Vamos dar reconhecimento e divulgação aos autores e aos textos por meio de um Varal Literário, em dezembro, e da publicação da coletânea completa, trazendo um pouco da diversidade do estado de Santa Catarina para dentro de uma obra literária”, conta.

Pode participar do I Prêmio IFSC de Literatura qualquer pessoa que more em Santa Catarina. Durante o período de inscrições serão aceitos contos, crônicas e poemas que não tenham sido publicados em algum livro. “Mas aqueles textos que publicamos na internet em blogs ou redes sociais podem ser enviados”, esclarece Domit.

Os interessados poderão participar em quatro categorias: estudantes do IFSC, servidores do IFSC, comunidade até 21 anos e comunidade maior de 21 anos. Os participantes menores de 18 anos devem obter autorização de um responsável para participar.

A seleção dos textos será feita pelos escritores André Kondo e Rodrigo Domit. Ao final do concurso serão impressos mil exemplares da coletânea de textos. Cada autor selecionado receberá três exemplares pelo correio e os demais serão distribuídos entre bibliotecas e escolas públicas.

Artes Visuais

Quem não gosta de escrever também pode participar do I Prêmio IFSC de Literatura. Para ilustrar a capa da coletânea que será publicada com os textos, os organizadores pedem a participação de artistas visuais ou pessoas que tenham afinidade com a área gráfica. “As propostas de artes visuais também podem ser inscritas pelo site do Prêmio. Neste caso, o único requisito é que as imagens estejam em alta resolução”, conta Domit.

SERVIÇO

O quê: I Prêmio IFSC de Literatura
Quanto: gratuito
Inscrições: até as 23h59 de 20 de novembro
Informações: premioifsc.blogspot.com.br (http://premioifsc.blogspot.com.br/)
Evento no Facebook: clique aqui (https://www.facebook.com/events/215091435593286/)
Por Daniel Augustin Pereira | Jornalista IFSC

Faça um comentário!