Alunos do IFSC são premiados na Feira Catarinense de Matemática

3. novembro 2016 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Matérias

feiramatematica2016Um trabalho desenvolvido por alunos do Câmpus Criciúma do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foi um dos destaques da 32ª Feira Catarinense de Matemática, encerrada na última sexta-feira (28) no município de Timbó. Além do destaque, eles tiveram o trabalho indicado para ser apresentado em eventos nacionais.

Alunos do segundo ano do curso técnico integrado em Mecatrônica, Matheus Colle Vieira e Thayse Simões, ambos de 17 anos, apresentaram os resultados de um trabalho desenvolvido por toda a turma, que desenvolveu um software, utilizando a linguagem de programação C, para criptografar mensagens, demonstrando a aplicação de matrizes na criptografia. O trabalho foi orientado pelos professores Bazilício Filho e Michele Guizzo. Além de ser considerado um “Destaque” do evento, o trabalho recebeu indicação para ser apresentado na Feira Nacional de Matemática, que acontece em 2017, ainda sem data nem local confirmados.

“As matrizes matemáticas são uma das formas de fazer a criptografia. O professor nos ensinou essa aplicação da disciplina e, como também temos a disciplina de Lógica de Programação, realizamos esse trabalho mostrando a relação entre as matrizes e a criptografia”, explica Thayse. “Foi um trabalho que envolveu toda a turma. Cada grupo trabalhou uma área, como a história da criptografia e o desenvolvimento do programa. Nós fomos à feira representar a turma”, ressalta Matheus.

A 32ª Feira Catarinense de Matemática reuniu 165 trabalhos desenvolvidos por estudantes de 57 municípios catarinenses, nas categorias educação especial, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Os trabalhos recebiam a “Menção Honrosa” ou o “Destaque”, a maior premiação, podendo ainda ser indicados para o evento nacional.

Por Comunicação Câmpus Criciúma