Orquestra celebra 15 anos com mais um concerto no CIC

18. novembro 2016 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

orquestra_coralServidores, alunos e comunidade externa estão convidados para a apresentação em comemoração aos 15 anos da Orquestra Experimental do Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Florianópolis (OEXP IFSC), na próxima terça, dia 22 de novembro, no Teatro Ademir Rosa (CIC).

Este é o segundo concerto comemorativo realizado este ano. O primeiro foi em julho. A regência da orquestra será do maestro e professor Irineu Lopes Melo. O Coral do IFSC Câmpus Florianópolis também participará da apresentação, com a regência do professor Irineu e da professora Tânia Meyer.

O espetáculo começa às 20h30. Os ingressos devem ser retirados nas bilheterias dos teatros Álvaro de Carvalho (TAC) ou Pedro Ivo, mediante a doação de um item de higiene pessoal ou de limpeza. O material arrecadado será doado para o Asilo Irmão Joaquim e para a Irmandade do Divino Espírito Santo, ambas em Florianópolis.

Sobre a OEXP:

A OEXP (Orquestra do IFSC – Câmpus Florianópolis) foi criada em 2001 pelo professor Irineu Lopes Melo e, desde então, destaca-se por uma programação artística plural que atende à diversidade do público e da sua própria formação. A orquestra é integrada por alunos, ex-alunos e servidores do IFSC, além de inscritos da comunidade externa; uma composição que se propõe acima de barreiras étnicas, socieconômicas e culturais.

Nos 15 anos da trajetória, passaram pela orquestra centenas de alunos e foram feitas apresentações em cidades como Brasília, Curitiba e em mais de vinte cidades catarinenses, sempre com grande receptividade do público. A OEXP alia todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica – cordas, madeiras, metais e percussão – a acréscimos como guitarra, violão, flautas andinas e outros.

Com o apoio da direção do campus e da reitoria, que reconhecem a constância e qualidade do trabalho da orquestra, são realizadas ações de educação musical por meio de oficinas e dos cursos “Básico de Instrumentos” e “Prática de Orquestra”, visando ampliar o acesso à música e seu potencial de encantamento.

O concerto desta quinta conta com a participação especial de alguns ex-integrantes, alguns músicos profissionais, além do Coral do IFSC.

Sabrina Brognolli d’Aquino | Jornalista IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.