IFSC recebe visita do Instituto Federal de Roraima

16. dezembro 2016 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias, Reitoria

ifsc-e-ifrr-debatem-pronatecO Instituto Federal de Roraima (IFRR) visitou a Reitoria do IFSC no início da semana para conhecer a gestão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na instituição. Duas servidoras conheceram a estrutura de funcionamento do programa e tiraram dúvidas sobre procedimentos, especialmente quanto à gestão orçamentária e financeira. A coordenadora geral do Pronatec no IFRR, Maria Aparecida Macedo, contou que o IFSC foi escolhido para a troca de experiências por ser referência na gestão do programa.

Conforme Maria, chamaram atenção as informações disponíveis sobre o Pronatec nos canais do IFSC, com manual de procedimentos e documentos para consulta e orientação. Segundo ela, a troca de informações foi muito proveitosa, com dicas de como resolver certos problemas, já que o programa tem particularidades e é complexo em sua aplicação prática, especialmente em questões como o pagamento das bolsas-formação. O Sispronatec, sistema usado no IFSC foi considerado um modelo importante para implementar o que “ainda é difícil de resolver”, afirma Luciana Saraiva, contadora no IFRR e apoio financeiro do Pronatec naquele Instituto.

O IFRR tem três campus em Roraima, sendo um em Boa Vista, a capital, e os outros em Novo Paraíso e Amajori. O Instituto atende inclusive comunidades indígenas como a reserva Raposa Serra do Sol, a quem procura propiciar oportunidades de inclusão econômica e social. A longa distância das comunidades também é um desafio para a equipe Pronatec, que oferece cursos na região desde 2012. A partir de 2013 foram oferecidos cursos de qualificação e técnicos, e também no formato Mulheres Mil. Os cursos mais ofertados são os de artesanato e da área de alimentação, procurando valorizar a cultura local e indígena, e as ervas conhecidas e utilizadas pela população.