IFSC com programação especial para o Dia Internacional da Mulher em diversos câmpus

3. março 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Itajaí, Câmpus São José, Matérias

selo_dia_mulherNa próxima quarta-feira (8) comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data marca uma série de atividades em alusão ao empoderamento feminino e às lutas das mulheres por direitos iguais. No IFSC, diversas atividades acontecerão ao longo de toda a próxima semana em vários câmpus. Confira e programe-se:

Criciúma

De 6 a 10 de março o câmpus receberá um mural com fotos de mulheres que se destacaram na história, mas que não foram reconhecidas por isso, segundo a organização. Esse mural contará também com imagens de mulheres atrizes e cantoras que apoiam a luta das mulheres por direitos.

A comissão também está organizando um mural interativo, onde as pessoas podem escrever algo sobre o Dia Internacional da Mulher. Além disso, será apresentado um vídeo sobre o que é ser mulher. Esse vídeo faz parte do trabalho de Sociologia que a turma do segundo ano do Integrado em Química está fazendo. Após a exibição do vídeo, haverá um espaço para debate. O Grêmio Estudantil também está organizando uma exposição sobre história do feminismo.

São José

No Câmpus São José as atividades também vão ocorrer ao longo da semana.

Segunda-feira, 6 de março
9h20 – Apresentação de dança com alunos e alunas do câmpus – Hall de convivência
13h30 – Case: Catarinas – Jornalismo e feminismo – Auditório
15h20 – Apresentação de dança com alunos e alunas do câmpus – Hall de convivência
15h40 – Palestra: Mulheres e lutas com Clair Castilhos – Auditório
19h – Exibição do documentário de Flávia Person: Antonieta – Auditório

Terça-feira, 7 de março
9h40 – oficina de Rugby com jogadoras da Seleção Brasileira Feminia – Quadra
11h30 – Exibição do documentário de Flávia Person: Antonieta – Auditório
16h – Palestra: Cooperativa de Catadoras e Recicladoras – Auditório
19h – Debate: Reforma da Previdência e as mulheres do campo e da cidade com Justina Cima (Movimento de Mulheres do Campo) e Elenira Vilela (Sinasefe) – Auditório

Quarta-feira, 8 de março

Programação #8M_SC no Centro de Florianópolis

Quinta-feira, 9 de março
9h20 – Cosplay: Mulheres na ciência – Hall de convivência
10h35 – Palestra: Violência de gênero na escola com Flávia Maia Moreira – Auditório

Sexta-feira, 10 de março
13h30 – Palestra: Projetando mulheres: cinema e educação feminina com Alexandre Sardá – Miniauditório
15h – Cosplay: Mulheres na ciência – Hall de convivência
15h20 – Live paint de Graffiti com Gugie (Monique Cavalcanti) – Hall de convivência
17h – Poket Show com a Rapper Mih Chelle + Batalha das Mina – Hall de convivência

As atividades são gratuitas, abertas ao público e estão sendo organizadas pela comissão de eventos do câmpus São José com o apoio do Sinasefe, seção do IFSC. Confirme presença no evento do facebook, clicando aqui.

Itajaí

No Câmpus Itajaí haverá programação do cineclube “Pano para manga” dedicado às mulheres e ao debate de gênero. Na primeira sessão, será exibido um episódio da quinta temporada de “Os Simpsons”. A exibição será nesta terça-feira (7) às 12h30 no auditório do Câmpus.

Florianópolis

No Câmpus Florianópolis, o mais antigo da instituição, as atividades serão concentradas nos dias 7 e 8 de março.

Terça-feira, 7 de março

8h – Exposição de fotografia: “Sobre o corpo delas” – Autora: Maria Luiza Amorim (Estudante Design IFSC) – Local: Hall de entrada.

10h – Palestra: “A questão da violência de gênero no cotidiano de mulheres e homens”. – Carmem Lucia Luiz (Conselheira Nacional da Saúde pela União Brasileira de Mulheres (UBM). – Local: Auditório Câmpus Florianópolis.

12h – Cineclube: “Que horas ela volta?” (Anna Muylaert, 2015, 114 min.) – Local: Auditório Câmpus Florianópolis.

14h – Roda de conversa: “O que é Feminismo?” – Gabriela Blanco (Mestre em Ciências Sociais / UFRGS) e Carloa Perri. (Estudante do IFSC) – Local: Auditório Câmpus Florianópolis.

15h40 – “Mulheres na Arte Brasileira” – Prof. Christian (Professor de Artes DALTEC/IFSC). – Local: Auditório Câmpus Florianópolis.

18h – Lançamento do Livro “Palavras de uma criança, de uma menina, de uma adolescente” – Autora: Kaori de Novaes Kawano (Estudante do curso Técnico Integrado em Química do IFSC) – Local: Auditório Câmpus Florianópolis.

Quarta-feira, 8 de março

13h30 – Anticoncepcionais: A saúde da mulher

15h às 16h – emPODERadas: todas contra a violência.

17h30 – Movimente-se: atividades físicas com a Personal trainer Gla Militz

18h – Concentração no TICEN para a Marcha das Mulheres em Florianópolis, com saída às 19h.