Reunião com servidores da Reitoria discute prioridades para 2017

3. março 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

link_digitalAs prioridades para 2017 e projetos em andamento foram assunto da tradicional reunião dos servidores da Reitoria realizada na Quarta-feira de Cinzas, 1º de março. Foram apresentados temas como o Plano Anual de Trabalho (PAT), Gestão por Processos, lançamento do Prêmio de Inovação do IFSC e conversa com os servidores sobre necessidades, prioridades e envolvimento com o cumprimento das metas institucionais.

A pró-reitora de Extensão e Relações Externas, Maria Cláudia Castro, apresentou vídeos da IFSCTV com histórias de alunos que tiveram suas vidas transformadas a partir dos cursos do IFSC, servindo de reflexão sobre o papel de cada servidor na permanência, êxito e sucesso estudantil.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro, apresentou as principais prioridades do Plano Anual de Trabalho (PAT) vigente, lembrando que um novo ciclo de planejamento será iniciado em abril. As ações do PAT foram relacionadas às prioridades estratégicas do PDI, entre eles ampliar o acesso ao ensino por meio da educação a distância, desenvolver estudos e ações sobre evasão e permanência e fortalecer o programa de assistência estudantil. “As iniciativas de cada área devem estar alinhadas às prioridades”, completou.

maria_clara_linkA reitora Maria Clara Kaschny Schneider destacou a necessidade de inverter a lógica da meritocracia para a lógica da oportunidade. “Precisamos atingir as pessoas que podem ter sua vida transformada para que tenham a oportunidade de chegar ao mérito”, completa. Para a reitora, a questão de permanência e êxito envolve todos os processos educacionais. “Ainda somos pouco efetivos, formamos menos de 50% dos alunos que ingressam. Precisamos melhorar esse resultado”, afirmou.

A equipe da Coordenadoria de Processos e Normas apresentou a implantação da Gestão por Processos do IFSC. O trabalho foi iniciado em 2016, tendo o processo de recebimento de bens em doação da Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio como modelo. Entre os resultados obtidos estão a simplificação do processo e eliminação da necessidade de impressões em papel. Agora, os demais processos passarão pela restruturação, inclusive com a capacitação dos servidores envolvidos.

A preocupação com a sustentabilidade e a transparência quanto aos atos do serviço público também foram temas levantados pela reitora Maria Clara. Ela relatou três casos de exoneração de servidores devido a irregularidades apuradas por processos administrativos.

As próximas reuniões com os servidores da reitoria serão realizadas dias 5 de julho e 4 de outubro de 2017.

Prêmio IFSC de Inovação

A reunião com os servidores também foi o momento de lançamento do Prêmio IFSC de Inovação. Serão premiadas duas categorias: Sala de Aula e Gestão. As melhores práticas desenvolvidas por professores e servidores serão premiadas com visita técnica ou estágio em instituição de ensino no exterior. O lançamento do prêmio será na próxima segunda-feira (6), na reunião do Colégio de Dirigentes (Codir).

Carla Algeri / Jornalista IFSC

Tags: , ,