IFSC capacita servidores para gestão e liderança

7. março 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

imagem_univ_la_matanza_editadaO curso de Atualização em Gestão em Liderança, promovido pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IFSC, encerra dia 30 de março, com a formação de 109 técnicos-administrativos. O número corresponde a 10% dos técnicos de cada câmpus de 2015.

O curso faz parte das ações de incentivo à capacitação dos servidores. Também foi uma oportunidade de capacitar técnicos-administrativos para que assumam cargos de liderança. “Em termos de gestão de pessoas, o maior desafio que o IFSC tem encontrado com o crescimento acelerado da instituição está na capacitação da força de trabalho”, destaca a psicóloga da Coordenadoria de Capacitação e Avaliação, Danielle Cascaes. O Planejamento Estratégico 2015-2019 estabeleceu alguns objetivos estratégicos que devem ser alcançados para que a instituição cumpra sua função social, entre eles promover o desenvolvimento dos servidores e captar as competências necessárias para a execução da estratégia.

Segundo Danielle, o objetivo em 2017 é ofertar cursos teóricos e oficinas práticas na área de gestão que atendam às necessidades de capacitação levantadas na última avaliação desempenho: planejamento estratégico, gestão de projetos, administração de conflitos, delegação e supervisão de atividades, desenvolvimento de equipes e feedback no ambiente de trabalho.

imagem_univ_la_matanza2_editadaOs participantes avaliaram positivamente o curso de Atualização em Gestão em Liderança: 88% consideraram que o curso atingiu grande parte do objetivo proposto e que o ter realizado aumentou a motivação em relação ao trabalho.

O curso teve início em 7 de março de 2016 e teve como objetivo desenvolver competências relacionadas à gestão e à liderança no âmbito dos institutos federais. A promoção foi do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária -Inpeau/UFSC.

Foram desenvolvidos cinco módulos, sendo três presenciais, um a distância e uma visita técnica à Universidade Nacional de La Matanza – Buenos Aires. Segundo Danielle, “78% dos servidores avaliaram positivamente a visita técnica e consideraram que conhecer o modelo de gestão e estrutura de funcionamento da Universidade de La Matanza foi fundamental para identificar possibilidades de melhoria da estrutura de funcionamento do IFSC”.

Outra oportunidade para capacitação de técnicos-administrativos é o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com inscrições abertas até 10 de março de 2017. Clique aqui e saiba mais.

Carla Algeri / Jornalista IFSC

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.