Definidas as datas para inscrições em cursos do IFSC

7. abril 2017 | Escrito por | Categoria: Matérias

foto_link_codirFoi aprovado na reunião de segunda (dia 3) do Colégio de Dirigentes do IFSC (Codir), que reúne a reitora, pró-reitores e diretores-gerais de câmpus, o calendário de ingresso para o semestre 2017.2 Entre abril e setembro, haverá períodos diferentes de inscrições para os vários tipos de cursos que o IFSC oferece. Confira a seguir as datas.

Qualificação profissional (FIC): As inscrições para cursos de formação inicial e continuada, ou de qualificação profissional, vão ocorrer em três períodos: 29 de maio a 20 de junho; 19 de julho a 6 de agosto; e 4 a 24 de setembro.

Ensino médio técnico: O período de inscrições nos cursos nos quais o estudante faz o ensino médio e o técnico no IFSC (técnico integrado) é o primeiro a começar, na próxima terça, 11 de abril. Ele vai até 11 de maio. A seleção será feita por meio de prova (exame de classificação), com exceção dos cursos de Itajaí e Palhoça.

Técnicos concomitantes e subsequentes: Cursos para quem vai fazer o ensino técnico no IFSC e o médio em outra instituição (concomitantes) e cursos para quem já é formado no ensino médio (subsequentes) têm período de inscrições entre 12 e 29 de junho. A seleção será por sorteio.

Proeja: As inscrições para os cursos que integram a educação profissional com a de jovens e adultos (EJA) começam em 29 de maio e vão até 29 de junho. A seleção será por sorteio.

Graduação: Quem quiser estudar em um curso de graduação do IFSC vai ter dois períodos para tentar uma vaga. De 8 a 19 de maio vão estar abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota vai ser usada na seleção para cursos de graduação do IFSC no primeiro semestre de 2018, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para quem tem intenção de ingressar num curso no segundo semestre de 2017, as inscrições vão de 20 de maio a 11 de junho (seleção por vestibular ou pela nota do Enem) – haverá também seleção pelo Sisu, cujas datas de inscrição ainda serão divulgadas pelo Ministério da Educação.

Transferência e retorno: As inscrições para transferência interna e externa e retorno de técnicos e graduados começam em 30 de junho e vão até 14 de julho.

Pós-graduação: As inscrições começam em 12 de maio e vão até o dia 28 do mesmo mês.

Itajaí e Palhoça têm calendários diferentes

Os processos seletivos para cursos dos câmpus Itajaí e Palhoça Bilíngue têm calendário diferenciado. Em Itajaí, o período de inscrições para todos os cursos técnicos (sejam integrados, concomitantes ou subsequentes) ocorre de 11 de abril a 11 de maio. Isso porque a matrícula do câmpus também será em data diferente das demais, como parte de um projeto-piloto do IFSC. A seleção para todos os cursos na cidade do Litoral Norte será por sorteio.

Já em Palhoça, a exceção ao calendário geral é o curso técnico integrado em Comunicação Visual, que terá seleção por sorteio e período de inscrições de 29 de maio a 29 de junho.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.