Professores do Câmpus Chapecó lançam livro sobre o currículo integrado

7. abril 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias, Vida de Servidor

livro_curriculo_integrado_lancamentoO Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) lança, na próxima segunda-feira (10), o livro O Currículo Integrado no cotidiano da sala de aula. O evento será às 15h30, na sala E11, no próprio câmpus (Avenida Nereu Ramos, 3450-D, Bairro Seminário).

Os organizadores são os professores do câmpus Adriano Larentes da Silva, Roberta Pasqualli, Saionara Greggio e Sandra Agne. A obra é dividida em dois blocos. O primeiro traz experiências em cursos de ensino médio integrado para jovens e adolescentes, e o segundo apresenta as experiências do Proeja – para maiores de 18 anos que não concluíram os estudos em idade regular.

Em cada uma das partes estão reunidos textos de diferentes autores. Entre eles estão professores do próprio Câmpus Chapecó, de outros câmpus do IFSC e ainda outros participantes do Colóquio Interdisciplinaridade e Práticas Docentes, realizado em 2014, em Chapecó – ponto de partida para o livro.

As experiências de cursos integrados no Brasil começaram a ocorrer em 2004, quando o Decreto 5.154 regulamentou a educação profissional no Brasil. O livro O Currículo Integrado no cotidiano da sala de aula, então, é uma síntese do trabalho, de experiências e da práxis de diferentes educadores (as) dedicados à materialização e ao estudo do currículo integrado no cotidiano da sala de aula.

“Projetado a partir de uma perspectiva em que ciência, técnica, humanismo e política são inseparáveis, o currículo integrado encontrou nos Institutos Federais um de seus espaços de maior acolhida e experimentação. Foi e tem sido nesses locais que diferentes grupos de educadores em seu labor cotidiano vêm colocando em prática, apesar dos inúmeros desafios enfrentados, o currículo integrado”, relatam os organizadores na introdução da obra.

Um dos exemplos vem de dentro do próprio IFSC. Nos 22 câmpus são ofertados 28 cursos integrados voltados para adolescentes e outros sete cursos Proeja. Nesses cursos, o estudante cursa juntos o ensino fundamental ou ensino médio e um curso técnico.

Por Rafaela Menin / Jornalista IFSC

 

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