Câmpus Tubarão prepara ampliação da estrutura física

27. abril 2017 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Matérias

 

IFSC TubaraoO Campus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está trabalhando para a ampliação de sua estrutura ainda em 2017. Com a oferta de novos cursos e o aumento no número de alunos, a direção da instituição prepara a ampliação do espaço físico no campus situado às margens da BR 101.

“Nosso desafio é ampliar a estrutura física para atender melhor a nossa comunidade e ofertar mais cursos para poder atingir nossas metas e objetivos. Tenho a convicção de que precisamos qualificar cada vez mais a educação e os novos espaços trarão mais oportunidades para isso”, afirma a diretora-geral do Ifsc Tubarão, Consuelo Sielski.

A primeira etapa veio com a cessão de quatro imóveis que pertenciam ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Eles se localizam em um terreno situado entre o Ifsc e a Polícia Rodoviária Federal. São três casas de aproximadamente 50 m² cada, localizadas nos fundos do terreno, além de um sobrado de dois pavimentos e aproximadamente 200 m².

No dia 7 de março, a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e a reitoria do IFSC assinaram um termo de cessão de uso, com prazo de 20 anos. A destinação ao Ifsc colocará a serviço da educação um patrimônio público que não vinha sendo utilizado.

IFSC Tubarão 2
Os espaços serão todos reformados e incorporados ao Campus. Os imóveis serão transformados em salas multiuso, laboratórios de pesquisa, cantina e espaços de convivência para os estudantes, decisão que será tomada por toda a comunidade acadêmica. “Estamos realizando a topografia do terreno. Ao mesmo tempo, estamos discutindo com servidores e alunos qual será o destino dos imóveis. A ideia é termos espaços que possam ser utilizados para diferentes atividades”, explica o chefe do Departamento de Administração (DAM), Robson Vieira.
A licitação para a reforma dos espaços deve ser lançada até a metade deste ano, segundo estimativa da direção do Ifsc Tubarão. A mesma licitação também viabilizará a construção de um novo bloco, de um pavimento e aproximadamente 900 m², localizado nos fundos do Câmpus. No local serão construídos espaços multiuso para salas de aula e auditório, por exemplo.
A estimativa é de que o valor total da reforma dos imóveis e da construção do novo bloco gire em torno de R$ 1,9 milhão, com recursos do orçamento do Ifsc e de uma emenda parlamentar do deputado Jorge Boeira.

IFSC Tubarão 1Nova etapa

No começo de abril, a diretora do Câmpus Tubarão obteve em Brasília o compromisso dos deputados federais Jorge Boeira e Pedro Uczai na destinação de novas emendas. O objetivo é estruturar os novos espaços que serão reformados e construídos, além de dar prosseguimento ao processo de ampliação do Câmpus, com a possível construção de um novo bloco.

 

“Com a chegada de novos professores e a implantação de novos cursos, vamos precisar de espaço para melhor atender nossos alunos. Além disso, com a ampliação do Câmpus teremos a oportunidade de diversificar nossa oferta de cursos”, destaca Consuelo.

 

Atualmente, o Câmpus Tubarão do Ifsc tem duas turmas de cursos técnicos em Informáticas e a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de diversos cursos de qualificação profissional, Pronatec e Educação de Jovens e Adultos. Por problemas de espaço, alguns cursos são oferecidos em outras instituições parceiras do IFSC.

Por Daniel Cassol | Jornalista IFSC

 

Os comenários não estão permitidos.