Aberto edital de pesquisa com bolsa exclusiva a alunos em vulnerabilidade social

11. maio 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias


2017-05-11Está aberto o prazo para envio de propostas para o Edital nº 20/2017/PROPPI/DAE, que visa contemplar com apoio financeiro os projetos com a temática Pesquisa como Princípio Educativo. A data limite para envio é 31 de maio e o edital é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE). As bolsas para os alunos destinam-se àqueles em situação de vulnerabilidade social (com IVS válido).

O edital tem por objetivo geral selecionar propostas que trabalhem a pesquisa preferencialmente, mas não de forma excludente, articulada com as Unidades Curriculares dos cursos dos câmpus do IFSC e que proponham a investigação, geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas em atendimento às demandas e peculiaridades da comunidade regional onde estão inseridos. Esses dois requisitos receberão maior peso nas submissões.

O edital visa atender dois objetivos da instituição no campo da pesquisa: aumentar o número de servidores e alunos envolvidos e ampliar os recursos para a pesquisa aplicada. “Acreditamos que esse edital vai dobrar o número de projetos e triplicar o número de alunos pesquisadores. Por isso, procuramos fazê-lo em conjunto com a DAE, que é quem vai disponibilizar os recursos para o pagamento das bolsas aos estudantes”, acrescenta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Clodoaldo Machado.

Ainda, segundo o pró-reitor, a proposta visa atender outras demandas da instituição, como a melhoria do desempenho acadêmico e a permanência e êxito, pois acredita que envolver o aluno em projetos de pesquisa gera uma maior aproximação escola/aluno. Cada proponente deverá indicar no mínimo dois e no máximo quatro bolsistas. Serão contemplados, no mínimo, 100 projetos. Todos os câmpus do IFSC terão projetos aprovados.

Oportunidade a novos pesquisadores

Para a submissão de proposta, o proponente deverá preencher o formulário eletrônico (LimeSurvey). Quando o formulário for concluído, se preenchido de forma adequada o sistema gerará a mensagem: “Sua inscrição foi recebida com sucesso!”, confirmando o envio. O arquivo contendo o projeto deve ser salvo conforme modelo, em PDF, contendo como nome as três primeiras palavras do respectivo título, e anexado ao formulário eletrônico.

É vedado qualquer tipo de identificação do proponente, tanto no nome do arquivo quanto em qualquer parte do corpo do texto do projeto em si. “O objetivo é fazer a classificação apenas do projeto. Não haverá pontuação para a produção acadêmica do proponente. Também haverá uma proporcionalidade de projetos contemplados de acordo com o câmpus, conforme o número de alunos com IVS válido”, afirma o pró-reitor.

A Proppi irá realizar na próxima semana uma webconferência com os coordenadores de pesquisa dos câmpus. A ideia é abastecê-los com informações e tirar dúvidas sobre o edital, para eles sejam os interlocutores diretos com os interessados em seus câmpus. Há dois documentos com perguntas frequentes que podem ajudar os alunos e servidores em caso de dúvidas.

Cronograma

Lançamento do edital: 10 de maio de 2017

Data limite para envio das propostas: 31 de maio de 2017

Divulgação do resultado parcial: 14 de junho de 2017

Período para envio de recursos: 15 de junho de 2017

Publicação do resultado final: 19 de junho de 2017

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

 

Os comenários não estão permitidos.