Setic 2017 reúne 50 servidores da área de TIC na Reitoria

26. maio 2017 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Cinquenta servidores da área de tecnologias da informação e da comunicação da Reitoria e de 19 câmpus participaram nos dias 18 e 19 do Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC (Setic), realizado no auditório da Reitoria. A edição 2017 do evento – que começou em 2007 – foi a primeira a ser realizada depois da formação do Fórum de Tecnologias da Informação e da Comunicação do IFSC (Fortic), criado em novembro passado.

O Fortic reúne servidores lotados na diretoria da área na Reitoria (DTIC) e nas coordenadorias dos câmpus (CTICs). O diretor da DTIC é o coordenador do fórum, que possui comissões de Governança, Infraestrutura, Capacitação e Sistemas.

No Setic, foram apresentadas três palestras: armazenamento em nuvem, sistemas de segurança e serviços de redes com Firewall Cisco e atuação do ponto de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no IFSC. Servidores da DTIC apresentaram os sistemas legados (que, em algum momento, serão descontinuados), o Sistema Integrado de Gestão (SIG) e seus subsistemas Sipac, Sigaa e SIGRH e a ferramenta Zabbix para monitoramento de rede.

Os câmpus também tiveram espaço para mostrar suas boas práticas para suporte e desenvolvimento das atividades locais na área de TIC que poderão ser replicadas para outros câmpus. O Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, por exemplo, apresentou uma solução de comunicação interna a partir de uma ação da CTIC que consistiu em instalar monitores de televisão nos corredores do câmpus e transmitir por meio deles informações úteis para alunos e servidores.

Já o Câmpus Florianópolis-Continente adotou uma ferramenta de “chat institucional” com o uso do programa Spark e fez migração da maioria dos computadores do sistema operacional Windows para o Linux. A equipe da CTIC do Câmpus São José apresentou um trabalho mais amplo de mudanças gerenciais e de divulgação do trabalho do setor que fez a coordenadoria sair do “apagar incêndios” e ter uma atuação mais estratégica.

O diretor da DTIC, Benoni de Oliveira Pires, avalia que o evento cumpriu o objetivo de integrar os setores da Reitoria e dos câmpus. “Poderíamos até fazer tudo por videoconferência, mas o encontro presencial é importante para integração e facilita o intercâmbio posterior de informações pelas nossas listas [de e-mail ou pelo aplicativo Whatsapp]”, diz. O próximo Setic vai ocorrer em 2018, no Câmpus Garopaba, em data a ser definida.