Câmpus Xanxerê confirma primeira ampliação, mas busca parcerias para construir mais salas de aula

12. junho 2017 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Matérias

campus-xanxere-2017_reformaO Câmpus Xanxerê do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebeu uma boa notícia na última sexta-feira (09): R$ 1 milhão está disponível para iniciar a obra de ampliação da unidade.

O câmpus irá construir, atrás da atual estrutura no bairro Veneza, um novo bloco com oito salas de aula e uma biblioteca. A obra irá custar em torno de R$ 3,5 milhões, valor que foi garantido ao IFSC pela Secretraria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O início da obra está marcado para o segundo semestre deste ano e o prazo de conclusão é de 15 meses, ou seja, um ano e três meses.

A ampliação da estrutura física do câmpus é tratada como assunto de urgência pela direção, já que não há salas de aula para acomodar os alunos que começarão a estudar na unidade no próximo ano. Em 2018, a previsão é de quatro novas turmas com 40 alunos cada, ou seja, 160 novos estudantes.

Nas últimas semanas, a diretora-geral, Rosangela Coelho da Cruz, visitou a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Xanxerê. Além disso, conta com o apoio do Colegiado do câmpus.

“Mesmo com esta ampliação, não teremos salas de aula disponíveis para 2018. Então estamos buscando parcerias para utilizar espaços de alguma escola de Xanxerê enquanto este novo bloco não fica pronto”, afirma a diretora-geral.

Em busca de parcerias

Outra solicitação da direção durante as visitas é para que o Câmpus Xanxerê consiga mais verba para uma segunda ampliação, igual a primeira. “Conseguimos o recurso para este primeiro bloco, mas ele terá apenas oito salas de aula, então quando ele for inaugurado, provavelmente em 2019, já estaremos com nossa capacidade máxima novamente”.

Ao ampliar a estrutura física, o Câmpus Xanxerê também conseguirá receber mais professores e oferecer mais cursos para a comunidade. Pelo menos três opções já são pensadas e articuladas pela unidade: Ensino Médio Técnico em Mecânica, Ensino Médio Técnico em Alimentos (Proeja), e cursos na área de formação de professores.

Rafaela Menin | Jornalista IFSC

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.