IFSC qualifica servidores em parceria com Esaf e Enap

23. junho 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Durante esta semana (de 19 a 23) o IFSC recebeu dois cursos de capacitação para servidores. As atividades foram realizadas no Câmpus Florianópolis-continente e contaram com a participação de servidores de outras instituições também. Ambas as qualificações foram solicitadas pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação do IFSC.

As demandas surgiram do levantamento de necessidades de capacitação, realizado durante a avaliação de desempenho dos servidores, e do Plano Anual de Capacitação 2017. Os cursos foram realizados em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Aposentadoria e Pensão

Ministrado pela professora Vânia Prisca, da Esaf, o curso “Aposentadoria e Pensão” contou com a participação de 30 servidores da área de Gestão de Pessoas do IFSC, IFC e UFSC e teve carga horária de 32h.

O curso teve o objetivo de qualificar para as modificações introduzidas pelas Reformas da Previdência no Serviço público, possibilitando a aquisição de conhecimentos para operacionalizar a concessão, cálculo, reajustamento e o controle das aposentadorias e pensões.

“Nós vimos o que vai mudar com a PEC da reforma se ela for aprovada. Com essa expectativa de mudança nas regras, onde vai precisar de mais idade e tempo de contribuição, houve aumento na demanda por aposentadorias e é preciso qualificar a equipe quanto a isso, até porque passamos por uma renovação no setor. Tivemos participação de alguns câmpus e de servidores da DGP. Isso vai capacitar na orientação dos servidores de forma mais eficaz e possibilitar a análise dos processos com maior celeridade, descentralizando o conhecimento que antes era de apenas uma parte da equipe”, comenta a diretora de Gestão de Pessoas, Nauana Gaivota Silveira.

Indicadores de Desempenho

O segundo curso foi em parceria com a Enap e foi ministrado pelo professor Marco Antônio Neiva Koslosky, docente do Câmpus Florianópolis do IFSC e multiplicador da Enap. Com o tema “Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional”, a atividade faz parte do programa Enap em rede, onde participaram 30 servidores do IFSC, IFC, UFSC, UFPR e Polícia Rodoviária Federal. O curso teve carga horária de 40h e serviu para analisar o que são indicadores, para que servem e os diversos contextos de seu uso em instituições de ensino.

Também, procurou discutir os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional e capacitar os participantes a construírem sistemas de medição. Por meio de atividades em grupos, o curso visou capacitar os alunos para descreverem indicadores, a fim de minimizar dúvidas na sua coleta e na interpretação dos resultados, além de adquirirem maior capacidade de interpretação dos resultados de indicadores.

“O grande ganho do curso é justamente contribuir para um dos objetivos estratégicos do próprio IFSC, que é desenvolver a cultura organizacional orientada à estratégia. Ou seja, todos os servidores que participaram saíram de lá com uma compreensão bem melhor a respeito do planejamento estratégico do IFSC”, destaca a servidora do Câmpus Palhoça Bilíngue Sônia Regina de Oliveira Santos.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC

Os comenários não estão permitidos.