Sepei 2017: evento terá grandes mudanças este ano

7. julho 2017 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

mesa-desafio-ifsc-de-ideias-4A sexta edição do Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei) será realizada em Itajaí, nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2017. Este ano, o evento traz uma série de mudanças em relação aos anos anteriores, que visam aumentar a participação de alunos e servidores e promover a inclusão dos diversos públicos.

As mudanças já começaram pela escolha do tema, que foi definido por meio de um concurso cultural na página do IFSC do facebook. Dos temas sugeridos, três foram selecionados para a votação final e o vencedor, com 105 votos, foi “Mundo Profissional e Educação Para o Trabalho”, sugerido pelo aluno Ravier Marchetti Rech, do Câmpus São Miguel do Oeste. O tema vai ao encontro da diretriz do evento para 2017: inserção socioprofissional de alunos do IFSC e geração de tecnologias para o desenvolvimento local e regional.

Sepei abre suas portas

pesquisa-1O regulamento da edição de 2017 traz também a possibilidade de participação da comunidade externa nas apresentações orais de trabalhos. Serão selecionadas 16 apresentações de estudantes de ensino técnico, graduação e pós-graduação sem vínculo com o IFSC. Os interessados em enviar propostas em chamada específica que será lançada no dia 24 de julho, conforme regulamento.

Para a coordenadora-geral do Sepei 2017, Jaciara Zarpellon Mazo, essa é uma ideia que vem sendo amadurecida já de edições anteriores, mas que a partir deste ano pode ser operacionalizada. “Um dos objetivos é dar ao Sepei um lugar no calendário de eventos científicos, colocá-lo no patamar dos de outras instituições e fugir um pouco do perfil ‘Semana Acadêmica’. Além disso, é uma grande oportunidade de divulgação do IFSC. Essas pessoas que vêm apresentar trabalhos no Sepei passarão a conhecer melhor a instituição e a promover uma maior inserção do IFSC no ambiente científico”, completa.

palestra-empreendedorismo-familiarAlém de estudantes de outras instituições, o evento estará aberto a egressos do IFSC. Desta forma, eles poderão apresentar seus trabalhos já finalizados, o que não acontecia quando eram alunos regulares da instituição, pois o Sepei era parte obrigatória da entrega do projeto. Os egressos que forem selecionados para a edição de 2017 terão ajuda de custo para transporte e hospedagem.

Indissociabilidade

O Sepei 2017 também traz mudanças em seus eixos temáticos. Até a última edição, os trabalhos apresentados estavam encaixados por área de conhecimento, abrangendo as grandes áreas já tradicionais em eventos científicos. Para este ano, serão quatro divisões temáticas que receberão trabalhos tanto do ensino, quanto da pesquisa e da extensão. São elas:

• Formas de comunicar, discursos, movimentos culturais e mediação educacional;
  • Meio ambiente, tecnologias e os desafios à sustentabilidade no contemporâneo;
  • Desafios educacionais no Brasil de hoje, inovação didática e fazer profissional inclusivo;
  • Processos produtivos, tecnologias e tendências para o presente e o futuro.

Mais detalhes sobre as divisões podem ser obtidos no regulamento.

Protagonismo dos câmpus

img_7027Outra mudança importante é no papel dos câmpus, que terão maior protagonismo na edição de 2017. A seleção dos trabalhos que serão apresentados no Sepei será feita no próprio câmpus, conforme as vagas descritas no regulamento. Também não será mais compulsória a participação dos trabalhos contemplados em editais de pesquisa e extensão do IFSC como item obrigatório para sua conclusão.

Inscrições

Outra novidade para 2017 será a utilização do Sistema Sigaa para as inscrições do evento, que estarão abertas no período de 24 de julho a 8 de agosto, exclusivamente no link https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC