Encontro da Rede Federal reforça protagonismo da Comunicação do IFSC

3. agosto 2017 | Escrito por | Categoria: Eventos, Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias


Comunicadores da RedeNesta semana (1º e 2), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realizou um encontro nacional com os comunicadores dos Institutos Federais, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II, em Brasília. Em pauta, elaboração de estratégias de comunicação para a atuação em rede.

Representando o IFSC no evento, a pró-reitoria de Extensão e Relações Externas, Maria Claudia de Almeida Castro, contou como a Rede vê o IFSC como uma referência em comunicação institucional. “A nossa política de comunicação, construída coletivamente em 2013 foi base para a construção da política de diversos institutos. Além da política, a IFSCTV e o gerenciamento das redes sociais também são modelos para outras instituições”. Ainda, colocou a instituição à disposição do Conif para ajudar na construção da política e plano de comunicação da Rede.

Para a pró-reitora, a elaboração desses documentos irá proporcionar maior visibilidade e consolidação da identidade institucional. “Precisamos mostrar para o Brasil quem é a Rede Federal e como transformamos a sociedade em nosso entorno, através do ensino, pesquisa e extensão de qualidade. Ficou claro no evento que não existe planejamento estratégico sem uma comunicação estratégica”, completa.

No primeiro dia, os participantes assistiram as palestras “Assessoria e Estratégias de Comunicação”, com João José Forni (jornalista, mestre em comunicação, instrutor de Media Training, consultor na área de Gerenciamento de Crises e Comunicação) e “Políticas de Comunicação e Plano de Comunicação”, com Silvana Ribeiro (jornalista, coach organizacional, especialista em posicionamento de imagem).

reuniao_comunicadores_conif_3Já no segundo, os comunicadores foram separados em grupos de trabalho, visando a elaboração de propostas de ações emergenciais nas temáticas Redes Sociais, Internet, Comunicação Interna, Relacionamento com a Imprensa e Relacionamento com os Públicos de Interesse. As propostas foram apresentadas e um cronograma para a elaboração das Políticas de Comunicação e do Plano de Comunicação do Conif/Rede foi instituído.

Para o presidente do Conif, Francisco Roberto Brandão Ferreira, consolidar a comunicação institucional fortalece a identidade da Rede Federal. “Despertamos para a importância dessa discussão integrada que começa hoje, mas terá muito o que evoluir”, salienta.

Por Coordenadoria de Jornalismo IFSC | Com informações do Conif

Os comenários não estão permitidos.