Representantes de três Institutos visitam Prodin para aperfeiçoar práticas de gestão

18. agosto 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

IMG_5220Nesta semana (de 14 a 18) a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) recebeu representantes de três Institutos Federais. Eles vieram conhecer o funcionamento do setor que, segundo eles, é referência para a rede. Participaram do encontro o Assessor da Reitoria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Jean Carlos Rodrigues da Silva, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Goiás (IFG), Weber Tavares, e o administrador Jardel de Souza Pereira, representando o diretor de Planejamento do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

“Em razão das boas práticas de gestão que estamos aperfeiçoando, o IFSC, para o IFRO, é uma referência em planejamento estratégico. Em 2015, tivemos a primeira experiência pela Diretoria de Planejamento e obtivemos bons resultados que puderam ser repassados. Com isso aperfeiçoamos e adequamos conforme a nossa realidade local”, afirma Jardel. O administrador completa que as ações do planejamento focada entre o planejamento e orçamento que norteiam as atividades do Plano Anual de Trabalho do IFSC serão levadas para o IFRO. “Vamos aperfeiçoar alguns pontos, levando em considerando as dimensões do nossos câmpus”.

Entre os assuntos tratados estavam a o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Plano Anual de Trabalho (PAT), sistema de Planejamento, gestão de processos, Plano de Oferta de Vagas (POCV) e Execução Orçamentária. “Porém, na discussão, eles mostraram como desenvolviam esses temas em seus institutos. Então, pra nós, também foi um aprendizado. Normalmente esses momentos acontecem somente nas reuniões dos Fóruns e na Reditec ou entre pró-reitores. Aqui houve interação com outros níveis da gestão, o que é muito bom para a equipe”, destaca o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Andrei Zwetsch Cavalheiro.

IMG_5214O pró-reitor reforça que foi preciso um esforço de agenda para conseguir o encontro, visto que os três IFs solicitaram visitas em datas e momentos diferentes para conhecer o funcionamento das estruturas do IFSC. Com isso, houve o arranjo para conseguir uma oportunidade de reunir todos de uma única vez. “O IFRO, por exemplo, tem um painel de indicadores online, que é algo que precisamos ter. É um instrumento que vai além do nosso Anuário Estatístico. Enfim, mais do que experiências, discutimos ideias. Isso contribui para a melhoria do que fazemos aqui”, finaliza Andrei.

Representando o IFSC, estiveram presentes, além do pró-reitor, os diretores Cedenir Buzanelo Spillere, de Gestão do Conhecimento, e José Roberto Murara, de Administração.

Por Rafael Xavier dos Passos | Jornalista IFSC