IFSC terá novo portal em fevereiro

15. dezembro 2017 | Escrito por | Categoria: Gestão

link_treinamento_liferayEm 2018, o IFSC terá um novo site, que será lançado dia 14 de fevereiro. A intenção é modernizar o canal, focando em quem tem interesse em estudar no instituto e nos alunos, além de facilitar o trabalho dos servidores que postam conteúdo.

Nesse primeiro momento, apenas o portal sistêmico será alterado. Assim, por enquanto, os sites dos câmpus continuarão com o mesmo layout. Em 2018, será iniciado o trabalho de criação dos portais dos câmpus, levando em conta as necessidades e características de cada um.

O novo site está sendo construído utilizando a ferramenta de CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) chamada Liferay – uma plataforma para desenvolvimento de aplicações, criação de portais, integração com grandes bases de dados e repositório para documentos e mídias.

A nova ferramenta muda bastante a forma de inserir conteúdo no site comparando com o funcionamento do Joomla do site anterior. “Sabemos que toda mudança tende a gerar uma ansiedade e, num primeiro momento, pode parecer difícil se adaptar ao novo processo. Mas a verdade é que o Liferay é bem mais intuitivo e facilita o trabalho de quem é responsável por inserir informações no site”, ressalta o diretor de Comunicação, Rafael Xavier dos Passos.

Foco no público

Uma grande mudança em que a Dircom está trabalhando é aproveitar a construção do novo site para focar o canal no público a quem ele realmente se destina. Toda a estrutura do site e todo o conteúdo está sendo feito para quem busca informações sobre o IFSC e quer estudar aqui e também para quem já é aluno.

Pensando nisso, a SEA Tecnologia, empresa de consultoria de Brasília, realizou em 2016 uma análise do portal atual e por meio de entrevistas e dinâmicas de grupos com servidores, alunos, comunidade externa (estudantes que realizaram o processo seletivo, fornecedores, egressos, entre outros) foi definida a arquitetura de informação. Ou seja, foram criados os menus que conferiram a melhor distribuição dos conteúdos nas páginas, melhorando o acesso e promovendo a navegação mais intuitiva.

A partir dessa análise, as equipes de Programação Visual e Jornalismo se empenharam na definição de design, migração e reescrita dos textos, buscando um visual mais agradável e moderno e uma linguagem mais clara e ágil, adequados aos públicos do novo portal.

Treinamento

No dia 13 de dezembro, 26 servidores da Reitoria, responsáveis pela atualização de conteúdo das suas áreas, participaram de uma capacitação para utilização do novo portal. Uma nova capacitação deverá ser marcada para os próximos meses.

Clique aqui e veja uma prévia do layout do novo portal do IFSC.

Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.