Mesa-redonda debate empoderamento feminino no Câmpus Tubarão

9. março 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Tubarão, Eventos, Matérias

Os desafios da mulher no mercado de trabalho foram tema de uma mesa-redonda realizada no Câmpus Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) nesta quarta-feira (7). Mulheres da cidade contaram suas trajetórias, os obstáculos encontrados e o que fizeram para superá-los.

Realizada pela Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (Cissp), a atividade marcou o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta, 8 de março. Participaram da conversa Erika Beckerm, Edith Cechella, Eliete Nunes, Consuelo Sielski, Aleida Cardoso e Pethyne Lystennrockbacks.

“Nossa proposta era trazer para o câmpus mulheres bem sucedidas, para não discutir apenas as dificuldades, mas mostrar que as mulheres estão ocupando seu espaço, apesar de ainda existir desigualdade. Foi um evento importante para o IFSC e para alunos e alunas, que puderam compreender que várias pessoas que são bem sucedidas hoje também passaram por dificuldades”, explica Rosiana Andreolla, integrante da Comissão.

8mar2018aHá seis anos proprietária de uma mecânica, Erika Becker é também aluna do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Tubarão. Ela compartilhou sua experiência como microempresária e as dificuldades que as exigências da vida profissional impõem à vida familiar. Proprietária de uma perfumaria fundada em 1970, Edith Cechella deu seu relato de perseverança: viúva, teve que reconstruir sua empresa do zero após a enchente de 1974 na cidade.

Já Eliete Nunes, proprietária de uma academia inaugurada nos anos 90, falou sobre sua trajetória, ressaltando a importância da educação como plataforma fundamental para aproveitar oportunidades. Aleida Cardoso, militante do movimento negro, pós-graduada em Literatura Brasileira e Gênero e Diversidade na Escola, falou sobre os desafios de ser mulher negra na sociedade.

Diretora do Câmpus Tubarão e ex-reitora do IFSC, Consuelo Sielski também deu seu depoimento. Ela foi a primeira mulher a se tornar diretora-geral da então Escola Técnica Federal de Santa Catarina (cargo que hoje equivale ao de reitora do IFSC) em Florianópolis. “Quando fui eleita, havia desconfiança pelo fato de ser mulher em cargo de liderança em um ambiente extremamente masculino como as Escolas Técnicas. Felizmente essa desconfiança foi superada”, destacou.

A mesa-redonda também contou com a participação de Pethyne Lystennrockbacks, artista trans que, recentemente, participou do projeto Mulheres Sim no IFSC Câmpus Tubarão.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 8 de março como Dia Internacional da Mulher com o objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.

(Fotos: Angela Cechella)

Por Jornalismo IFSC | Câmpus Tubarão