Último dia de inscrições para Prêmio IFSC de Inovação

11. maio 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

O registro de mais de 100 ações inscritas em 2017 é apenas uma das justificativas para a edição 2018 do Prêmio IFSC de Inovação. A necessidade de estimular o desenvolvimento da cultura de inovação, valorizar servidores comprometidos com o alcance de melhores resultados, além de reconhecer e compartilhar as boas práticas dos docentes e técnicos também validam a iniciativa, que está com inscrições abertas até sexta-feira, 11 de maio.

Bernardo e Giovana, ao lado da reitora Maria Clara Kaschny Schneider, quando receberam o Prêmio em 2017

Bernardo e Giovana, ao lado da reitora Maria Clara Kaschny Schneider, quando receberam o Prêmio em 2017

Na primeira edição, ocorrida ano passado, o projeto “Novo processo de gestão jornalística da IFSCTV: capacitação dos comunicadores dos câmpus e reformulação da linguagem visual como forma de ampliar o compartilhamento de conhecimentos”, dos servidores Bernardo Gomes  e Giovana Perine, da Diretoria de Comunicação, foi o vencedor na categoria “Gestão”. Após analisar os dados estatísticos do público da TV, os servidores perceberam que a audiência era majoritariamente jovem e que 80% das visualizações de vídeos eram provenientes de dispositivos móveis. “Isso fez com que a TV adaptasse seu formato e sua linguagem para atender esse público, adequando sua gestão a outros veículos com finalidade semelhante”, comenta Giovana. Isso gerou um aumento considerável no número de inscritos no canal da IFSCTV no Youtube, triplicando seu número entre os anos de 2016 e 2017.

Segundo Bernardo, a ideia de participar do Prêmio surgiu pela vontade de divulgar o trabalho de reformulação visual que a equipe da IFSCTV estava realizando coletivamente na época do prêmio. Este trabalho visava adequar o material da tv às tendências da produção audiovisual para web, já que o objetivo era modernizar esteticamente o conteúdo. Para ele, a pesquisa inicial e reuniões para interpretações, conceitos e debates coletivos que surgiram é que possibilitaram o sucesso da reformulação. Giovana salienta que o trabalho sempre foi muito participativo. Ela conta que a equipe sempre discutiu a importância de inovar principalmente por estarmos passando por um momento em que as formas de comunicação mudam constantemente. “Servidores e alunos fazem trabalhos lindos, pertinentes e que melhoram a vida da comunidade. E isso precisa ser difundido”, completa.

stories1_premio_inovacao_2018Sobre o reconhecimento através da distinção, Bernardo destaca que é importante por demonstrar que as ações profissionais estão causando um impacto positivo, que os públicos estão atentos às propostas de atuação e transformação, e também como um fator de motivação. Para Giovana, o estímulo por inovar é somado à vida profissional com a participação em iniciativas como essa do Prêmio. “O empenho em fazer diferente, em inovar, vale a pena”, adverte ela.

Inscrições 2018

A inscrição da prática inovadora somente será aceita nesta edição se tiver sido executada entre 2 de janeiro de 2017 e 9 de julho de 2018, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) ou em instituições parceiras cujo interesse principal seja do IFSC (gestão ou sala de aula); não tenha sido apresentada ou premiada em outros concursos ou eventos internos ou externos, exceto apresentação/publicação de artigo científico; e não estar entre as classificadas como finalistas da última edição do Prêmio 2017. O professor de Gestão Pública do Cerfead e assessor técnico do Gabinete da Reitoria, Érico Madruga, ressalta que se trata de um prêmio para práticas exitosas efetivamente implementadas.

Todos os servidores ativos do IFSC podem participar, exceto aqueles que se encontram em afastamento integral. Estudantes e servidores temporários e substitutos também podem participar das equipes, porém não como líderes. A edição 2018 oferece duas categorias para participação: Inovação em gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Inovação em sala de aula na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Novas datas

As inscrições para o Prêmio foram prorrogadas até 11 de maio, com isso outras datas do edital sofreram alterações. A publicação prévia da triagem vai ocorrer dia 18 de maio, enquanto que o prazo para recurso será dias 21 e 22 próximos. No dia 24 de maio acontece a publicação final da triagem. As demais agendas referentes à iniciativa permanecem inalteradas.

Premiação

A premiação desde a primeira edição (2017) para o primeiro lugar de cada categoria é uma visita técnica internacional a instituições de ensino, além de certificados individuais de premiação destinados a todos os integrantes da equipe executora . “O propósito é que além de reconhecermos e compartilharmos nossas boas práticas, possamos ainda mais aprimorá-las considerando as práticas de outras instituições do exterior. O prêmio é simbólico, mas o efeito do incentivo da inovação nas equipes é o que fica”, destaca ele.”, destaca Madruga.

Assim, Bernardo embarca no próximo dia 14 para Portugal com novas expectativas profissionais. “Pretendo trocar experiências profissionais e observar ações de inovação referentes a maneiras de se produzir conteúdo para divulgação científica. No meu caso, vou visitar a área de Imagem e Comunicação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, um núcleo responsável pela produção audiovisual e divulgação das ações e projetos da Faculdade para seus públicos estratégicos.

Giovana, por sua vez, viaja em junho. “A Universidade do Porto (UP) foi a escolhida por ser uma referência em inovação nas diferentes áreas da comunicação. A UP tem laboratórios de pesquisa em novos formatos de vídeos, em divulgação científica, em acessibilidade”, finaliza a servidora.

A solenidade de premiação dessa segunda edição está prevista para ocorrer durante as comemorações do 10º aniversário do IFSC, em dezembro de 2018.

Por Coordenadoria de Jornalismo

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.