Prorrogadas as inscrições para representantes do Consup e da CPA

6. junho 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

eleicoes_colegiados_2018-02Foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, 11 de junho, as inscrições para candidatos às vagas de representantes no Conselho Superior (Consup) e na Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os editais que estabelecem as normas e procedimentos do processo de escolha foram divulgados na última semana pela Comissão Eleitoral Central. Estudantes e ex-alunos podem participar. As eleições serão realizadas de 25 a 27 de junho.

O Consup é o órgão máximo do IFSC, sendo consultivo e deliberativo. De acordo com o Estatuto do IFSC, os conselheiros se reúnem ordinariamente a cada dois meses e tratam de assuntos relativos a políticas institucionais, proposta orçamentária, prestação de contas, concessão de graus e títulos, criação, alteração e extinção de cursos, entre outras competências. Entenda melhor como funciona esse colegiado, acessando a página do Consup.

Já a CPA é um órgão autônomo e responsável pela condução do processo de autoavaliação institucional do IFSC. A comissão elabora e executa a autoavaliação anual do Instituto, com o objetivo de identificar o perfil institucional e verificar a percepção da comunidade acadêmica, formada por servidores e alunos, sobre a qualidade dos serviços oferecidos e o cumprimento de seu compromisso social, observando os princípios do Sinaes. Também compete à Comissão acompanhar avaliações externas, acompanhar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e elaborar relatórios anuais, além de tornar públicos os resultados dessas avaliações. Conheça melhor o trabalho da CPA, acessando a página sobre Avaliação Institucional.

Sobre as eleições

A votação será realizada por meio de voto secreto em processo eletrônico, com exceção da escolha de representantes dos egressos para o Consup que será por meio de sorteio. Se houver solicitação prévia à Comissão Eleitoral Central, o voto poderá ser manual para atender pessoas com deficiência impossibilitadas de usar o meio eletrônico ou em situações que a comissão julgar necessárias.

Serão homologados como representantes titulares, os candidatos que tiveram o maior número de votos. As vagas de suplentes serão preenchidas pela ordem de votação. Não poderá haver dois membros titulares de cada segmento do mesmo câmpus ou da Reitoria.

Vagas

Para o Consup, estão disponíveis 10 vagas para alunos (cinco titulares e cinco suplentes) e quatro vagas para egressos (dois titulares e dois suplentes). Já para a CPA Central, são seis para estudantes ( três titulares e três suplentes). Também há vagas para servidores docentes e técnicos administrativos.

Podem se candidatar como membros de representantes discentes, os alunos matriculados em todos os cursos regulares do IFSC e que tenham completado 18 anos até 4 de junho (no caso do Consup) ou 16 anos (no caso da CPA). Não podem se candidatar estudantes com previsão de término de curso no segundo semestre de 2018.

Já para as vagas de egressos, podem se candidatar ex-alunos que tenham concluído pelo menos um dos cursos ofertados no IFSC e que não sejam servidores ou que ainda tenham algum vínculo estudantil com a instituição até o momento da inscrição.

Só é possível se candidatar a um dos fóruns: CPA ou Consup. Os eleitos terão um mandato de dois anos, de agosto de 2018 a agosto de 2020.

Como se inscrever

A inscrição deve ser realizada pelo próprio candidato pelo e-mail eleicoes@ifsc.edu.br por meio do envio de documentos conforme editais.

Para conferir as informações detalhadas, acesse os editais disponíveis na página das Eleições. Dúvidas após a leitura dos editais podem ser esclarecidas por meio do e-mail eleicoes@ifsc.edu.br.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , , ,