Professores devem incluir informações no Sigaa

18. junho 2018 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

O fim do semestre letivo aproxima-se e, por isso, é importante que professores do IFSC façam o encerramento do semestre de suas turmas dentro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Essa ação é necessária para que, posteriormente, os estudantes possam fazer a rematrícula em seus cursos. O prazo vai até o fim oficial do semestre letivo, conforme calendário acadêmico.

Para fazer o encerramento do semestre, o professor precisa realizar no Sigaa quatro ações principais: inserir os planos de ensino, lançar as frequências (indicando faltas e presenças dos alunos nas aulas), cadastrar as avaliações feitas e lançar as notas delas. O primeiro passo é ir até o sistema e fazer o login com o mesmo usuário e senha de acesso ao webmail e outros sistemas institucionais. “Se o servidor não conseguir logar, deve procurar a CGP [Coordenadoria de Gestão de Pessoas] de seu câmpus”, explica a técnica em assuntos educacionais Maria da Glória Silva e Silva, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Já dentro do sistema, o professor deve acessar o “Portal do Docente” e procurar a turma cujas informações deseja preencher. Ao entrar no link da turma, abre-se um menu à esquerda com vários itens – entre eles, um para incluir o plano de ensino. As avaliações devem ser cadastradas uma a uma. Somente depois de incluir o plano e as avaliações será possível inserir as notas dos estudantes. Em outro item (“Alunos”), deve ser colocada a frequência (presença ou falta) dos discentes em todos os dias nos quais houve aula.

Sem essas ações feitas pelos professores, os estudantes não poderão fazer sua rematrícula, em julho, pois o sistema não terá informações como aprovações e reprovações em disciplinas, por exemplo. O cadastro das informações pelos docentes pode ser feito ao longo do semestre, não sendo necessário esperar até o fim das aulas.

O semestre atual é o primeiro em que as informações de turmas de cursos técnicos, de graduação e de especialização passaram a ser incluídas no Sigaa. Nos semestres 2017.2 e 2018.1, a Proen realizou capacitações sobre o sistema no ambiente virtual Moodle, das quais participaram 664 professores.

Os docentes que tiverem dificuldade em usar o sistema podem procurar o articulador docente de seu câmpus, responsável local pela capacitação no sistema. A lista com os contatos dos articuladores está disponível no Moodle, assim como a capacitação no uso do “Portal do Docente” (é preciso usar seu login e senha dos sistemas do IFSC para acessar).

Confira abaixo algumas imagens que mostram telas do Sigaa onde devem ser incluídas informações.

preencher Plano de Ensino

Onde inserir o plano de ensino

lancar_notasOnde lançar notas

lancar_frequencia