Consup conclui revisão do Regimento Didático Pedagógico (RDP)

27. junho 2018 | Escrito por | Categoria: Destaques, Reitoria

consup_mesaO Conselho Superior do IFSC (Consup) realizou sua 53ª Reunião Ordinária nesta segunda-feira (25), no auditório da Reitoria. Entre os assuntos da pauta, esteve a conclusão da apreciação da proposta de alteração do Regulamento Didático Pedagógico (RDP) do IFSC.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral, os ajustes foram feitos devido à implantação do novo sistema acadêmico (Sigaa – Acadêmico) e pelas dificuldades de aplicação apontadas pelos chefes dos Departamentos de Ensino em levantamento realizado pela Proen em 2015.

As alterações no RDP foram propostas pelo Colegiado e Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A tramitação no Consup iniciou-se em dezembro de 2017 e, com a conclusão das apreciações, o novo documento deverá ser publicado no prazo de um mês.

Cabral explica que todos os processos descritos no RDP podem ser operacionalizados no Sigaa-Acadêmico. Segundo o pró-reitor, “o RDP orientou a customização do Sistema Acadêmico, e não ao contrário. O que fizemos agora foram os ajustes e mudanças de algumas regras”.

As principais mudanças implementadas foram:

  • A opção de obrigatoriedade de estágio pra cursos técnicos, de acordo com a definição do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Anteriormente, não havia previsão de obrigatoriedade de estágio;
  • A definição da carga horária dos cursos será a carga horária mínima preconizada pelo catálogo do Ministério da Educação (MEC), mais 10% de unidades curriculares, mais trabalho de conclusão de curso e estágio, quando obrigatórios. Atualmente, a carga horária é definida pela soma da carga horária mínima mais 25% que correspondem a unidades curriculares, TCC e estágio. “A intenção é fazer com que o currículo de aula esteja mais próximo da carga horária mínima regulamentada”, explica Cabral;
  • Processos que necessitam de tramitação a partir de documentos físicos foram atualizados por funcionalidades do Sigaa-Acadêmico e terão tramitação apenas online.

consup_cabralTambém foi definido novo prazo de um ano para que todos os cursos façam a adequação do PPC ao novo RDP. Cabral alerta que os cursos que não fizerem a adequação poderão ter dificuldades no funcionamento no novo sistema.

Outro ponto relativo ao RDP debatido pelo Consup foi a determinação de duração mínima de três anos para os cursos superiores para que estejam de acordo com normas de outros países, como os do Mercosul. Os conselheiros não acataram a inclusão dessa regra no RDP e decidiram que ela será definida por Nota Técnica  emitida pelo Cepe e que será revisada com a indicação de que os cursos devem ter “preferencialmente” a duração mínima de três anos.

Intervenção artística

consup_arteAntes da reunião, os conselheiros puderam apreciar a intervenção artística conjunta do grupo de teatro do Câmpus Palhoça Bilíngue e Grupo Maracatu Tamboritá.consup_arte2

O grupo de teatro existe há dois anos no Câmpus Palhoça Bilíngue, enquanto que o Tamboritá já completou 14 anos. Segundo as professoras Adriana Somacal do IFSC e Milene Hada do Maracatu, a parceria permite chamar atenção das pessoas para temáticas importantes, como a violência contra a mulher, orgulho LGBT, entre outros.

consup_arte3A agenda de apresentações para o segundo semestre de 2018 já está sendo trabalhada pelos grupos parceiros. Para participar do Tamboritá, basta acessar o grupo nas redes sociais, Facebook e Instagram, para obter informações sobre ensaios e encontros. Para compor o grupo de teatro, é preciso fazer a inscrição no curso de qualificação profissional do Câmpus Palhoça Bilíngue.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Tags: , ,

Faça um comentário!