Encontro reúne servidores de Ensino, Pesquisa e Extensão

5. outubro 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

IMG_4022Nesta semana, foi realizado mais um encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC, evento que ocorre semestralmente e reúne os servidores que atuam nas áreas nos câmpus e na Reitoria. Durante dois dias de atividades, realizadas na Reitoria, foram abordadas temáticas como estudantes com deficiência, permanência e êxito, Sigaa, minuta dos projetos de ensino e oficina de elaboração de projetos de ensino e inovação. Seguindo o modelo de encontros anteriores, cerca de 70 servidores assistiram a palestras com temas comuns a todos e, em outros momentos, quem atuava em determinada área participou de uma programação específica.

encontro_EPE_reitoraNa abertura do encontro, a reitora Maria Clara Kaschny Schneider ressaltou a importância desse momento em que os servidores das áreas se reúnem. “É uma oportunidade de pensarmos na instituição como um todo conforme nossa visão de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, destacou. A dirigente explicou a complexidade da institucionalidade do IFSC e de como a instituição vem avançando. “Quando a gente vê no Sepei os alunos como protagonistas, percebemos a indissociabilidade das áreas de forma concretizada”, afirmou relembrando o Seminário de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFSC, que ocorreu no final do mês de setembro no Câmpus Florianópolis-Continente.

encontro_EPE_andrePara os gestores do IFSC, este encontro é sempre uma oportunidade de alinhar o trabalho. “Dedicamos o encontro a ouvir nossos câmpus quanto às estratégias de gestão da extensão, avaliar e revisar processos, perceber o andamento das implementações recentes da área, como o Sigaa e a resolução 61/2016, e validar o cronograma de editais 2019”, destaca o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa.

encontro_EPE_cabralNa área do Ensino, o encontro trouxe temas como estudantes com deficiência, inclusão no mundo trabalho, projetos de ensino e processos acadêmicos. “A programação foi pensada de forma alinhada com o I Encontro de Permanência e Exito do IFSC, que irá acontecer no próximo dia 11 de outubro, na Reitoria, e será transmitido pela IFSC TV”, explica o pró-reitor de Ensino, Luiz Otávio Cabral.

encontro_EPE_clodoaldoNa parte destinada aos coordenadores de Pesquisa, os organizadores do encontro optaram por dar ênfase às capacitações. Uma atividades foi a oficina sobre a escrita de projetos científicos. A intenção foi não só qualificar os coordenadores para tal atividade, como também avaliar esta oficina para que possa ser ofertada nos diversos câmpus do IFSC. “Esta é uma das competências na área de pesquisa que foi mapeada pelo IFSC como prioritária para capacitação dos servidores e a atividade realizada dentro do EPE foi fundamental para preparar as condições para que a mesma ocorra em todos os câmpus”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Clodoaldo Machado.

Durante o encontro, os coordenadores de pesquisa também tiveram a oportunidade de entender melhor o Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen). Esta plataforma é resultado da aprovação da nova Lei da Biodiversidade (Lei nº 13.123/2015), que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade. Todos os pesquisadores que executam projetos que realizam este acesso devem obrigatoriamente cadastrá-los nesta plataforma.

O formato dos encontros EPE tem sido aprovado pelos participantes. “Acho importante porque a programação tem momentos no coletivo mas também separa por áreas de atuação. Cada setor apresenta suas demandas e, nos momentos coletivos, estabelecemos metas e projetos para os próximos anos da instituição”, destaca a chefe do departamento de Assistência Estudantil do Câmpus Chapecó, Sandra Agne.

O próximo encontro será realizado no primeiro semestre de 2019.

Mais sobre o encontro

Por Marcela Lin, jornalista do IFSC, e Isadora Vicente, estagiária de Jornalismo do IFSC

Tags: , , , , , , ,