IFSC elabora documento para orientar atualização dos regimentos internos dos câmpus

11. outubro 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

O IFSC elaborou um documento de base para orientar a atualização dos regimentos internos dos câmpus, processo iniciado em 2016. Disponível no site de regimentos do IFSC, o documento contém informações sobre a estrutura, a organização e as competências das áreas de cada câmpus.

A ideia de trabalhar com um documento de referência, a “minuta padrão”, surgiu a partir da percepção de que os câmpus estavam definindo atribuições diferentes a setores que, na prática, desempenhavam a mesma função.

Foi aí que áreas técnicas da instituição reuniram as principais competências de cada coordenadoria, departamento e diretoria dos câmpus no documento, que foi aprovado pelo colégio de dirigentes.
Presidida pelo servidor da reitoria Cedenir Buzanelo Spillere, a comissão central iniciou o processo elaborando a minuta padrão. Depois de aprovado pelo Colégio de Dirigentes, as comissões locais dos câmpus usaram esse documento como base para elaborar suas propostas de regimento interno. A partir da discussão da proposta entre a comissão central e local, cada câmpus convocou uma assembleia geral para apresentá-la.

Após aprovação na assembleia, o colegiado do câmpus formaliza a aprovação por meio de resolução. Em seguida, a comissão central encaminha a resolução e a minuta para apreciação no Conselho Superior, que é o órgão máximo deliberativo do IFSC. Então, o Consup analisa e emite a resolução que aprova o regimento.

A experiência foi selecionada para apresentação na 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que aconteceu em setembro em Búzios (RJ), no
Instituto Federal Fluminense (IFF).

O evento é promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O resultado deste processo até o momento são regimentos aprovados em 17 campi e outros cinco em andamento.

 

Por Isadora Vicente | Estagiária de Jornalismo

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.