Câmpus Itajaí propõe atividades artísticas para promoção da permanência e êxito dos alunos

24. outubro 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

Itajai permanência e êxito4Na reunião da Semana de Atividades Pedagógicas e Administrativas do Câmpus Itajaí, realizada no início do semestre, um tema que norteou as discussões foi sobre a permanência e êxito dos alunos. Dentre as diversas propostas apresentadas, uma delas está saindo do papel com o projeto “Ser ou não ser, eis a questão. O teatro chegou no Câmpus Itajaí como uma ação de permanência e êxito”, que foi aprovado com recursos do edital nº 02/2018 Proen. A proposta é cada vez mais inserir os alunos em atividades artísticas por meio de oficinas literárias, de canto e música, da montagem e apresentação de peças de teatro.

Itajai permanência e êxitoPara organizar o trabalho foi montada uma equipe multiprofissional que reúne técnico-administrativos e professores. Eles promovem encontros todas às quintas e sextas-feiras das 12h às 13h15 no auditório do Câmpus e estão trabalhando com os 30 alunos participantes na montagem de uma peça baseada na obra “Quarto de despejo – diário de uma favelada” da autora Carolina Maria de Jesus. A proposta é apresentá-la em 20 de novembro para os alunos dos cursos técnicos integrados em alusão ao Dia da Consciência Negra. “Os alunos participantes têm destacado a importância da expressão artística no dia a dia e que se sentem mais empolgados para voltar para as aulas”, explica a coordenadora do projeto, Rose Fernandes de Souza.

O aluno do técnico integrado em Mecânica Valmor José de Oliveira Filho é um dos bolsistas do projeto e destaca como o contato com a música tem sido importante para ele. “ Para mim, a música é como um sentimento novo, é uma necessidade que tenho e que me traz paz e alegria.”

Itajai permanência e êxito2Além de trazer mais arte para o dia a dia dos alunos, o projeto também tem feito com que eles convivam mais  com os outros estudantes. “Eu estou interagindo mais com alunos de outros cursos de uma maneira que eu não imaginava”, destaca a aluna do técnico integrado em Mecânica  Bruna Pereira.
Por Beatrice Gonçalves | Jornalista do IFSC

Tags: , , ,