Pacto pela inovação que o IFSC integra promove evento para jornalistas sobre cobertura de ciência e tecnologia

5. novembro 2018 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria
Pacto firmado em 2017 reúne entidades para fortalecer ecossistema da inovação em Santa Catarina

Noventa profissionais de comunicação se reuniram no Instituto da Indústria Senai, em Florianópolis, para discutir o papel do[s] jornalismo na promoção do desenvolvimento e da inovação no Estado de Santa Catarina, em 10 de outubro. O evento foi promovido pelo Pacto pela Inovação, acordo que o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) integra desde outubro de 2017, que visa alavancar Santa Catarina como uma economia do conhecimento e da inovação.

“O objetivo do evento era mostrar como a pauta da ciência e da tecnologia pode ser retratada de forma positiva pela imprensa, mostrando que Santa Catarina é uma referência a nível nacional e mundial na área. Uma vez que existem tantas entidades unidas em prol do desenvolvimento do Estado, é desejável que o jornalismo catarinense também atue positivamente”, explica o chefe do Departamento de Inovação e do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSC, Luiz Henrique Castelan Carlson.

Criado em outubro do ano passado, o Pacto pela Inovação é uma mobilização de diversas entidades empresariais, educacionais, governamentais e sociais que se comprometem com ações estratégicas para transformar Santa Catarina em um dos estados mais inovadores do mundo até 2030.

Pacto da inovação2A ideia surgiu a partir da percepção de que, mesmo tendo várias instituições desenvolvendo políticas e serviços ligados à inovação, havia pouca conexão e convergência entre estas ações. A estratégia do movimento é unir forças e direcionar recursos, financeiros e não-financeiros, para fortalecer o ecossistema catarinense de inovação.

As entidades participantes se comprometem voluntariamente a criar e ampliar políticas e ações que se enquadram em quatro eixos: Conhecimento e Talentos, Acesso a Capital e Atração de Investimentos, Infraestrutura e Redes e Colaboração.

Além do IFSC, outras entidades que integram o pacto são a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e as universidades do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Federal de Santa Catarina (UFSC).

Por Isadora Vicente | Estagiária de Jornalismo

Tags: , , ,