Encontro reforça o papel estratégico da comunicação

6. novembro 2018 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Lourenço do Oeste, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias, Reitoria

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cerca de 40 servidores que atuam na área de comunicação da Reitoria e dos câmpus participaram, nos dias 30 e 31 de outubro, do Encontro de Comunicadores do IFSC. Jornalistas, programadores visuais, relações públicas, técnicos e tecnólogos em audiovisual e coordenadores de relações externas participaram de palestras e capacitações realizadas nas dependências do Câmpus Florianópolis-Continente e da Reitoria. Entre os temas que foram abordados, estão comunicação digital, campanha de ingresso, mídias sociais, redação Web e realização de eventos.

A edição deste ano teve uma reformulação na sua programação. “A ideia de mudar foi para realizar um encontro mais prático, mais ao estilo capacitação”, explica o diretor de Comunicação, Rafael Xavier dos Passos.

Durante o evento, houve momentos em que todos participaram juntos com temas comuns e capacitações específicas de acordo com a formação dos servidores. “O público do evento dos comunicadores é bem diverso, diferente de encontros de outros setores e, por isso, dividir a temática de acordo com cada função foi uma busca pra tornar o evento mais dinâmico e de melhor aproveitamento para todos”, destaca Rafael.

Outra proposta deste ano foi trazer profissionais externos para ministrar palestras e oficinas. “Buscamos trazer palestrantes de outras instituições para agregar conhecimento de fora no nosso dia a dia e buscar novos formatos e conceitos para qualificar a comunicação do IFSC”, ressalta.

Avaliação positiva

A mudança no formato foi bem aceita pelos participantes. Para a jornalista regionaliza que atende aos cinco câmpus do Oeste, Rafaela Menin, o novo formato contribui para um aprendizado mais prático e fácil de aplicar na rotina diária. “Com as palestras e oficinas, conseguimos ter uma visão mais ampla da comunicação pública, inclusive utilizando outras instituições como referência. A discussão sobre pontos específicos sobre o setor de comunicação do IFSC também nos faz ter uma visão ampla sobre o trabalho dos colegas e entender melhor o que a instituição espera de nós”, afirma a profissional em seu terceiro Encontro de Comunicadores.

Comunicação de referência

Em sua fala na abertura do evento, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou o trabalho diferenciado da equipe de Comunicação do Instituto, principalmente, a partir da Política de Comunicação, lançada em 2013, e que virou referência nacional. “Nosso trabalho é reconhecido em toda Rede Federal, mas precisamos atuar para que a comunidade entenda melhor o que fazemos”, afirmou.

A dirigente lembrou o desafio que é fazer comunicação em uma instituição complexa como o IFSC. “Precisamos ter uma identidade institucional ao comunicar, mas respeitando as diferenças locais”, disse.

Para o pró-reitor de Extensão e Relações Externas, André Dala Possa, a área de comunicação do IFSC tem passado por mudanças importantes desde a configuração das equipes técnicas atuais e da publicação da Política de Comunicação. “Este ano e o próximo vêm sendo dedicados a revisões, reestruturações, formação e integração das áreas. O desafio de gestão tem sido adequar os conteúdos aos diversos públicos e preservar a marca em meio à expansão, mudanças frequentes de estratégias no ensino, pesquisa e extensão, maior participação e interação dos públicos, convergência de linguagens e outros fenômenos recentes na comunicação”, explica.

 
Por Marcela Lin | Jornalista do IFSC

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.