Inep lança o primeiro volume dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais

3. dezembro 2018 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

Os estudos e pesquisas produzidos no biênio 2017-2018 no âmbito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) são destaque no primeiro volume dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, lançado em Seminário realizado na Autarquia nesta sexta feira, 30 de novembro, em Brasília/DF. A abertura do evento contou com a participação do secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Rubens de Oliveira Martins, da presidente do Inep, Maria Inês Fini, da conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), Suely Melo de Castro Menezes, e da Diretora de Estudos Educacionais do Inep, Alvana Bof.

A primeira edição dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, organizado pela Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, aborda questões relevantes relacionados ao sistema educacional brasileiro, às políticas públicas em educação e ao Plano Nacional de Educação (PNE).

A publicação traz 11 artigos que discutem temas como a educação infantil; a trajetória e a aprendizagem dos alunos no ensino fundamental; a educação especial; a educação de jovens e adultos; o perfil dos professores da educação básica; a construção de indicadores para monitorar as metas do PNE, além dos dados e indicadores para o monitoramento da lei de cotas.  Os estudos apresentados reforçam a importância do Inep como gerador de dados educacionais para disseminar informações e evidências aos gestores educacionais e à sociedade brasileira.

PNE – O Plano Nacional de Educação (PNE) foi instituído pela Lei nº 13.005/2014, com o estabelecimento de diretrizes, metas e estratégias para a política educacional brasileira até 2024. As 20 metas definidas enfocam a garantia do direito à educação com qualidade, assegurando o acesso, a universalização do ensino obrigatório e a ampliação das oportunidades educacionais, a redução das desigualdades, a valorização da diversidade e a valorização dos profissionais da educação.

Acesse os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social Inep/MEC

Tags: , , ,

Os comenários não estão permitidos.