Abertas inscrições para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

26. dezembro 2018 | Escrito por | Categoria: Matérias, Oportunidades

O edital de Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) – Turma 2019 foi publicado ainda no final de dezembro passado. Nacionalmente, o ProfEPT oferece 908 vagas distribuídas em 40 instituições associadas, dentre elas o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com 24 vagas no montante. As inscriçõeshttp://profept.ifes.edu.br/ seguem até 7 de março, exclusivamente, via internet, no Sistema de Inscrições, seguindo as datas do cronograma e as regras do editalhttps://profept.ifes.edu.br/selecao/16409-edital2019?start=1.

No IFSC, são nove vagas para servidores, além de outras três dirigidas a cotas – pessoas com deficiência (PcD), e a pretos, pardos e indígenas (PPI). A ampla concorrência também está contemplada com o mesmo número de vagas, inclusive para cotistas.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica será ofertado na modalidade semi-presencial, com aulas às segundas e terças-feiras, turnos manhã e tarde, quinzenalmente.

Para ser aprovado, o candidato precisa ser aprovado no Exame Nacional de Acesso (ENA), respondendo a 50 questões objetivas sobre temas ligados às bases conceituais e históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sobre Metodologias de Pesquisa e sobre Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme referências indicadas na bibliografia que pode ser conferida aqui. A realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) está marcada para 05 de maio.

Podem participar da seleção pessoas que tenham diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. O resultado final será divulgado em 17 de junho, e as aulas estão previstas para começar no mês de agosto.

Sobre o ProfEPT

O ProfEPT é um programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, com um mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional, da área de Ensino, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Ministério da Educação. O curso tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado pertinentes à educação profissional de nível básico ou em espaços não-formais.

Sobre as vagas:
Servidores: 9 vagas
Servidores PcD*: 1 vaga
Servidores PPI**: 2 vagas
Ampla concorrência: 9 vagas
PcD*: 1 vaga
PPI**: 2 vagas
Total: 24 vagas

* PcD: pessoas com deficiência, comprovada por meio de laudo médico.

 

Por Coordenadoria de Jorrnalismo do IFSC

Tags: , , , ,

Um comentário até o momento. em "Abertas inscrições para Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica"

  1. Solange Santos disse:

    Oi ótima oportunidade. Achei muito interessante essa especialização, tenho muita vontade de fazer. Só que o horário é muito difícil par quem trabalha. Eu sugeriria que fosse às sextas à noite e sábado o dia todo. Obrigada pela atenção.n

Faça um comentário!