Ex-diretor do Câmpus Palhoça Bilíngue ministra aula inaugural do curso de Pedagogia Bilíngue

8. março 2019 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Eventos, Matérias

 

aula_inauguralO curso de licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Câmpus Palhoça Bilíngue realiza na segunda-feira, 11 de março, às 19h, a aula inaugural do ano, com palestra do ex-diretor-geral do câmpus, Vilmar Silva. O tema será “Desafios e possibilidades dos cursos de Pedagogia Bilíngue (Libras/Português) no contexto educacional brasileiro”.

Atualmente, segundo explica a coordenadora do curso do Câmpus Palhoça Bilíngue, Eliana Cristina Bär, existem quatro cursos de pedagogia bilíngue no País que integram o português e Libras (Língua Brasileira de Sinais) com o objetivo de formar professores que vão atuar na educação de surdos.

Além do IFSC, oferecem curso de Pedagogia Bilíngue o Instituto Federal de Goiás e o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) – esse, nas modalidades presencial e a distância. Eles são resultado do plano “Viver sem Limite”, lançado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de implementar e intensificar ações em benefício das pessoas com deficiência.

No ano seguinte ao lançamento do plano, foi organizado um movimento interinstitucional para pensar a concepção dos cursos de Pedagogia Bilíngue, lembra a coordenadora. Na época diretor-geral do Câmpus Palhoça Bilíngue, que estava em implantação (foi inaugurado em 2013), Vilmar Silva participou desse movimento e vai contar sobre ele na aula inaugural. O hoje professor aposentado do IFSC foi diretor-geral do Câmpus Palhoça Bilíngue de 2010 a 2016 e havia atuado desde os anos 1990 no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos (Nepes) do Câmpus São José.

A aula inaugural começa às 19h, no hall de entrada do câmpus (Rua João Bernadino da Rosa, s/n, Pedra Branca, ao lado da fábrica de água mineral Font Life) e é aberta ao público. A inscrição é por ordem de chegada.

Por Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

Os comenários não estão permitidos.