Informativo semanal do IF-SC ganha melhorias

17. fevereiro 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Após 406 edições edições e quase 11 anos de existência, o Link Digital – informativo semanal do IF-SC voltado aos servidores da instituição – passou por uma grande reformulação. Agora em formato de blog, o informativo será atualizado constantemente pela equipe de Jornalismo e irá trazer novas seções de interesse dos docentes e técnicos administrativos. Mesmo com a cobertura diária do que acontece no IF-SC, um resumo semanal continuará a ser enviado por e-mail a todos os servidores às sextas-feiras.

Novo blog Link Digital

Reformulação trará novos serviços e melhor navegabilidade para os leitores do Link Digital

De acordo com a diretora de Comunicação do IF-SC, Waléria Haeming Külkamp, a reformulação do Link Digital é um anseio antigo da comunidade acadêmica. “Há tempo detectamos esta demanda por meio de uma pesquisa direta com os servidores, por isso utilizamos o intervalo das férias de janeiro e fevereiro deste ano para fazer a reformulação”, explica.

Além da atualização diária, uma dos principais novidades é a forma de navegação dentro do informativo. Todas as notícias são categorizadas de acordo com o assunto, o que facilita a busca de informações no blog. “Um dos principais exemplos é a seção ‘Vida de Servidor’, que traz notícias que afetam diretamente a carreira e a vida funcional dos servidores da instituição”, destaca Daniel Augustin Pereira, jornalista responsável pelo novo projeto do Link Digital.

Além da seção “Vida de Servidor”, também é possível acompanhar as novidades das seções “Gestão” (com informações da gestão institucional), “Eventos” (sobre eventos promovidos pelo IF-SC), “Governo Federal” (com informações relativas a programas do governo, Ministério da Educação, Conif, entre outros) e “Cotidiano” (com novidades relacionadas ao dia a dia dos campi e da reitoria). Todas as seções podem ser acessadas diretamente pelo menu principal do blog, na parte superior do site.

Outra novidade é a possibilidade dos leitores do Link Digital comentarem as notícias publicadas no informativo. “Implantamos esta funcionalidade para permitir uma comunicação de mão dupla com os servidores, fundamental para o funcionamento de uma ferramenta como o blog”, afirma o jornalista.

Na parte frontal do site, a disposição das notícias também foi pensada para facilitar o acesso dos servidores. No topo, as matérias em destaque se alternam por meio de um slideshow. Na parte inferior à esquerda são exibidas as demais matérias que não estão destacadas no slideshow. Por fim, no centro da tela, uma coluna com notas curtas mostra as postagens mais recentes.

Os servidores que não quiserem acessar diariamente o blog não serão prejudicados. Segundo Daniel, todas as notícias publicadas durante a semana continuarão a ser enviadas nas sextas-feiras. “Porém, como agora o informativo é diário, os servidores de todo o Estado não precisarão mais aguardar uma semana para saber, por exemplo, o que ocorreu na segunda-feira ou na sexta-feira anteriores”, destaca.

Novas funcionalidades ainda serão incluídas no blog nas próximas semanas, tornando cada vez mais atrativo o informativo semanal do IF-SC.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para a Coordenadoria de Jornalismo pelo e-mail jornalismo@ifsc.edu.br.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.